Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Bancada do PMDB debate ações do PAC


O programa de Aceleração do Crescimento (PAC) encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente da República foi debatido, hoje (07/03), em reunião-almoço promovida no gabinete da liderança do PMDB no Senado, que tem como líder o senador Valdir Raupp (RO). O PAC reúne as ações governamentais para o período 2007/2010 nas áreas de saneamento, rodovias, hidrovias, portos, aeroportos, energia, além de medidas nas áreas fiscal, tributária e previdenciária.

A reunião contou com a presença do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL); dos líderes do Governo no Congresso, Roseana Sarney, e no Senado, Romero Jucá, além do senador José Sarney (PMDB-AP) e mais 14 senadores do partido. Participaram também dos debates sobre o PAC os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, e os ministros, Hélio Costa (Comunicações) e Silas Rondeau (Minas e Energia). A assessoria técnica da liderança fez a apresentação das medidas que integram o PAC.

Em entrevista à imprensa, o líder do PMDB, Valdir Raupp, considerou a reunião proveitosa e destacou que o país “vive um momento importante quanto as perspectivas de crescimento na área econômica”.  Para o líder peemedebista, o país precisa encontrar uma fórmula de redução da carga tributária atualmente na faixa de 38% - uma das maiores do mundo e  crescer com  taxas anuais entre 5% e 7% até 2010.  “O México, o Chile e a Argentina têm uma carga tributária em torno de 17% e 20%, e um crescimento anual superior ao do Brasil”, frisou.

Raupp também reforçou a necessidade urgente de aprovação das ações do PAC para que o Brasil busque o caminho da geração de emprego e da redução das desigualdades sociais, a partir dos investimentos que serão executados em várias áreas. “A bancada do PMDB no Senado vai se empenhar pela aprovação do PAC”, disse Raupp ao responder aos jornalistas sobre se a situação política atual atrapalharia a votação destas medidas governamentais no parlamento.

A iniciativa do senador Valdir Raupp de promover o debate sobre o PAC foi elogiada no Plenário pelo senador Garibaldi Alves Filho(PMDB-RN).

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)