Porto Velho (RO) domingo, 22 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

'Fora, Cunha' é defendido por 70,8% dos brasileiros


'Fora, Cunha' é defendido por 70,8% dos brasileiros - Gente de Opinião

247 – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deixou de ter apoio até mesmo sob o argumento de dar continuidade a um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Um levantamento realizado em 164 cidades de 23 Estados pelo instituto Paraná Pesquisas, entre 17 e 22 de novembro, revela que 70,8% dos eleitores defendem o afastamento do peemedebista do cargo.

O relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que pede a continuidade do processo contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara, e que pode resultar na cassação de seu mandato, deverá ser votado na tarde desta terça-feira 24. Caso seja aprovado, o pedido de cassação contra o presidente da Casa irá a plenário, onde precisa do voto de ao menos 257 dos 513 deputados federais.

Ainda de acordo com a amostra, 83% dos entrevistados acreditam que Cunha se beneficiou diretamente no esquema de corrupção da Petrobras, investigado na Operação Lava Jato, 75% não acham que o deputado vem sendo alvo de perseguição do Ministério Público Federal, conforme ele próprio acusa, e 51% não acreditam que ele deva ser poupado para dar andamento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

O último argumento chegou a ser defendido pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP), fiel aliado de Cunha mesmo depois de o PSDB ter rompido sua aliança com o parlamentar. Segundo ele, era preciso segurar Cunha para derrubar Dilma. O presidente da Câmara é acusado de receber propina para facilitar contras na Petrobras e de guardar esse dinheiro em contas secretas na Suíça, sem tê-lo declarado à Receita.

Para 66% dos brasileiros, Cunha não teria independência para analisar um pedido de impeachment contra Dilma. Partidos da oposição e da base governista já tentaram diálogo com o presidente da Câmara para que o pedido avançasse – ou fosse arquivado, no caso do governo – em troca do apoio desses partidos no Conselho de Ética. O deputado é visto como um mau político por 77% dos entrevistados.

Fonte: Portal 247

 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)