Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Frente Dir Humanos recebe apoio de entidades religiosas


Em audiência pública realizada ontem (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos recebeu apoio de entidades religiosas de caráter ecumênico. Para parlamentares petistas, isso desmente o argumento de que está em curso uma “guerra santa” contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).

A audiência pública, coordenada pela deputada Marina Sant’Anna (PT-GO), teve como referência o comunicado do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) emitido em março passado sobre paz e segurança nos países da América Latina. O documento manifesta preocupação em relação a assassinatos extrajudiciais, o tráfico de drogas, o tráfico de seres humanos, o “feminicídio” e a exclusão de mulheres, jovens, povos indígenas e migrantes, entre outros tipos de violações de direitos.

“É uma leviandade dizer que a criação da frente parlamentar é parte de uma ‘guerra santa’. Os fundamentalistas querem jogar uma névoa diante do fato de que eles disseminam ódio e preconceito e por isso usam esse argumento leviano. O apoio que recebemos hoje do Conselho Mundial de Igrejas, do Conselho Latinoamericano de Igrejas e de outras entidades religiosas desmente essa falácia”, declarou a deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das coordenadoras da frente.

Para além do tema em discussão, os convidados manifestaram apoio à atuação da Frente Parlamentar e criticaram a situação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), presidida por um parlamentar considerado racista, homofóbico e sexista.

“O fundamentalismo distorce a mensagem essencial e sagrada das religiões”, disse Walter Altmann, moderador do CMI, referindo-se às posições de Feliciano e seus apoiadores.

“Não defender os direitos humanos significa afrontar a democracia”, afirmou Daniel Rech, do Projeto de Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil.

Outras entidades religiosas que enviaram representantes à reunião da frente foram a Comissão de Justiça e Paz da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CJP/CNBB), a Igreja Episcopal Anglicana e o Centro de Estudos Bíblicos. O deputado Paulão (PT-AL) também participou da atividade.

Renúncia – Em reunião com o líder da bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), nesta quarta-feira (24), a deputada Erika Kokay e os deputados Luiz Couto (PT-PB) e Padre Ton (PT-RO) formalizaram a renúncia às vagas na CDHM. Além destes, Domingos Dutra (PT-MA), Janete Rocha Pietá (PT-SP), Nilmário Miranda (PT-MG) e Vicentinho (PT-SP) também assinam o ofício pedindo a retirada de suas indicações à comissão.

Rogério Tomaz Jr.

 

Fonte: Mara Paraguassu

 
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)