Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Hospital de Cacoal: Estado cumpriu exigências do TCU


Durante ato organizado por um movimento pró-Hospital Regional de Cacoal, no final da tarde desta quinta-feira, o governado Ivo Cassol anunciou que o Estado já cumpriu todas as exigências feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que os recursos para a retomada das obras estão assegurados, através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba. “Temos agido com responsabilidade, como sempre fazemos, e cumprimos todas as exigências do TCU. Mas, devido a erros cometidos no passado até hoje o Estado está sendo penalizado e a população não pode ser beneficiada com essa importante obra, que marcaria a descentralização da saúde e a melhoria no atendimento médico para Cacoal e região”, observou Cassol.

O senador Expedito Júnior, o presidente da Assembléia, Neodi Carlos, o deputado estadual Valdivino Tucura, vereadores, representantes de entidades empresariais e organizações não-governamentais participaram do ato.

Segundo o governador, não é correto a população ser prejudicada por erros de administradores. “Quem errou, que seja punido, mas as obras não podem parara porque quem se prejudica é a população”, disse Cassol, acrescentando que aguarda o sinal verde do TCU para novas licitações e reinício dos trabalhos na obra do Hospital Regional, que foram iniciadas há 17 anos. 

Expedito Júnior relatou que vai continuar buscando recursos federais e brigar para que as emendas apresentadas por Nilton Capixaba sejam empenhadas. “Cacoal pode contar com o nosso trabalho lá em Brasília para a liberação de recursos, mas, antes precisamos garantir a retomada das obras e para isso é preciso que o TCU libere a reinício dos serviços”, declarou Expedito.

Com capacidade para 150 leitos, o Hospital contará com serviços ambulatoriais, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), laboratórios, atendimento em ortopedia, entre outros serviços médicos. “Com o Hospital em funcionamento, vai desafogar inclusive as unidades de saúde da capital, pois os pacientes não mais precisarão se deslocar até lá para receber atendimento”, destacou.

“Esse hospital é um sonho para a população de Cacoal e estamos formando profissionais na área de saúde que desejam esta obra funcionando, abrindo assim uma grande opção de trabalho, creio que a mobilização de todos é importante para a concretização desse objetivo”, afirmou a presidente da Faculdade de Biomedicina de Cacoal (Facimed), Sandra Marques.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)