Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Manaus sedia nesta semana a Oficina Regional do Sisan



A cidade de Manaus (AM) será a sede da última das cinco edições da Oficina Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), nos dias 26 e 27 de outubro de 2017. A oficina contará com representantes da sociedade civil e servidores públicos envolvidos na temática de segurança alimentar e nutricional da Região Norte do Brasil – que abrange Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Durante o evento, os participantes poderão compartilhar experiências de mobilização social e formulação de políticas públicas nesta área com gestores federais, municipais e estaduais. O objetivo é contribuir para a constante melhoria da agenda de segurança alimentar e nutricional e da relação entre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

As oficinas buscam a promoção e a atualização dos atores sobre temas relevantes à consolidação do Sisan; a valorização de iniciativas e o estímulo de ações nos estados e municípios.

Sisan

O Sisan foi instituído em 2006 com a finalidade de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Desde sua criação, avanços legais e institucionais têm garantido sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan). Todos os estados brasileiros já aderiram ao Sisan e estão organizando o processo de adesão dos municípios.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, mais 43 municípios brasileiros aderiram recentemente ao sistema nos estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí e São Paulo. A inclusão foi formalizada em publicação do Diário Oficial da União da última segunda-feira (16).

Ciclo de oficinas

A Oficina do Sisan no Norte é a última de uma série de cinco encontros regionais. Os quatro primeiros ocorreram em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Campo Grande (MS), envolvendo as regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Nos estados anfitriões, as oficinas são apoiadas pelo Consea e pelas Caisans locais.

Serviço
Oficina Regional do Sisan na Região Norte
Dias: 26 e 27 de outro (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 9 (horário local)
Local: Da Vinci Hotel & Conventions - R. Belo Horizonte, 240 A - Adrianópolis, Manaus (AM).

Fonte: Ascom/Consea

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)