Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mansur volta a defender renúncia de Cunha


Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil

O primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), voltou a defender hoje (30) a renúncia do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e disse que a decisão deveria ser anunciada na próxima semana. “Na próxima terça-feira completa 60 dias que ele foi afastado [pelo Supremo Tribunal Federal]. Chegou a hora para que ele reflita, neste final de semana, e renuncie à presidência”, afirmou.

Mansur negou que tenha tido qualquer sinalização direta de Cunha e afirmou que não conversa com o peemedebista “há bastante tempo”. Ele voltou a reforçar que “o processo se esgotou” e a Casa precisa eleger um nome que represente a vontade da Câmara, ainda que só ocupe esta cadeira até 31 de janeiro do próximo ano, quando termina o período do mandato.

Na segunda-feira, Mansur já havia feito a cobrança, em entrevista à Agência Brasil, quando atribuiu à "inércia" de Cunha em relação ao cargo à atual situação da Câmara. Neste episódio, o deputado disse que “é culpa de Cunha” que os impasses provocados pelo comando da Casa sejam sendo conduzido pelo presidente interino Waldir Maranhão (PP-MA). Alvo de críticas de inúmeros parlamentares, o ultimo ataque a Maranhão ocorreu depois que ele decidiu cancelar as sessões de votações desta semana, em função das festas juninas nos estados e voltou atrás, depois de sofrer pressão dos deputados que cobraram produtividade da Câmara.

As resistências a Maranhão chegam a comprometer as votações em plenário, já que, sempre que ele preside as sessões, os deputados se recusam a deliberar. A solução encontrada foi convocar Mansur ou o segundo secretário, Giacobo, para coordenar os trabalhos. “Estamos com administração tripartide”, disse Mansur. Perguntado se Cunha ganharia algo em troca desta decisão Mansur afirmou que quem ganha é o país. “Ele teria um gesto de brasilidade se renunciar ao mandato. Ele vai defender na CCJ, no plenário, o seu mandato. Isso é lícito, mas não pode atrapalhar o andamento da Casa desta maneira”, completou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)