Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

MPT presente nas comemorações ao Dia Mundial de combate ao trabalho infantil



No próximo dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Rondônia, a data será lembrada com uma audiência pública para refletir sobre trabalho infantil e educação, a ser realizada no auditório da FARO (Faculdade de Ciências Exatas e Letras de Rondônia) e com visita às escolas da rede pública de ensino de Porto Velho (RO), para divulgar a grave situação em que se encontra a questão do trabalho infantil no Estado.

O Ministério Público do Trabalho, representado pelos procuradores do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) participa da programação elaborada pelo  Fórum estadual de Erradicação do trabalho infantil e Proteção ao adolescente trabalhador e que envolve, além do MPT, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Estadual de Ação Social(SEAS), Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente(CDCA), a FARO, entre outras.  

 

Nas visitas às escolas de Porto Velho, iniciadas segunda-feira(9), se divulga a grave situação envolvendo  trabalho infantil no Estado. A apresentação do filme Rosinha, que conta a história de uma criança de familia humilde, do Interior, que é entregue por seus pais a uma  família da cidade grande, aparentemente "bem de sucedida", para fosse estudar e conseguir uma vida melhor, sendo que o final é muito diferente daquilo que a jovem Rosinha e seus pais imaginavam .

 

Ainda durante as visitas será distribuída uma revista em quadrinhos (Revista da Mônica) cujo conteúdo  aborda a questão da exploração do trabalho infantil e traz orientações sobre como proceder diante das diferentes formas de assédio; quais órgãos públicos procurar para denunciar e quais os direitos e proteção assegurados pela lei e a Constituição federal brasileira. Ao todo serão visitadas 63 escolas em Porto Velho (RO). 

 

O tema da audiência pública a ser realizada na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, é "Educação: Caminho Certo contra o trabalho infantil", seguindo a temática de reflexão eleita pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) para este ano de 2008. Embora esteja programado para o auditório da FARO, o evento tem acesso gratuito. O início está previsto para às 19 horas e término às 21h30.

 

Fonte:  PRT 14ª Região (RO e AC)

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)