Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

OPINIÃO: O que abordou o 'Seminário Internacional de Jornalismo Online'?



Vários jornalistas juntos falando de jornalismo, o assunto para quem não gosta do ofício soa uma chatice.

Lembro de quando falava de jornalismo com outros colegas de profissão e minha namorada logo torcia o nariz, mas esse “mal” faz necessário, é preciso discutir e reinventar constantemente a forma de fazer  jornalismo.OPINIÃO: O que abordou o 'Seminário Internacional de Jornalismo Online'? - Gente de Opinião

Durante o 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online na Cásper Libero em São Paulo muito se falou do jornalista multimídia, que deve saber lidar com várias ferramentas e ainda apurar e redigir sua matéria.

A sagacidade é obrigatoriedade funcional, é preciso dominar diversos meios de comunicação, já que o público não é monomidiatico e está cada vez mais exigente.

O jornalista que nunca pensou em aprender lidar com outras tarefas da profissão está cada vez mais do lado de fora do mercado de trabalho, é preciso saber trabalhar em equipe e ao mesmo tempo concentrar em si as habilidades de toda uma equipe.

Outro tema em evidência é a integração das mídias. Já que o público não é monomídia os materiais elaborados devem ser de diferentes formas, visando: o impresso, o online, os celulares e por ai vai.

Já a parte gráfica, ficou evidenciada que ganhou mais espaço, infográficos e ilustrações para tornarem os textos mais leves e como ferramentas para explicar os dados e não somente “jogar” as informações no texto para que o leitor “se vire”.

O leitor é o verdadeiro chefe, é para ele que todo árduo trabalho jornalístico é feito, então nada mais justo que ouvi-lo. Cada vez mais as redações abrem espaço para o jornalismo colaborativo, assim o leitor deixa de ser um agente passivo e passa a ser um contador de história, o conteúdo enviado por ele passa por filtros, muitos materiais  evidentemente são descartados, mas sem dúvida aumentou a cobertura jornalística regional, cada um pode flagrar um acontecimento registrar pela câmera do celular e o compartilhar através da internet.

Já os jornais têm que cada vez mais se enxergarem como uma plataforma de dados e informação, são registros da história, “centrais investigativas” e seu produto não pode ser tratado como efêmeras produções.

É possível resumir dizendo que o leitor está cada vez mais exigente e o jornalista tem que ser cada vez mais competente e habilidoso.

Moral da história: Jornalismo é uma arte de amor ao ofício incessante de informar por diversas formas, nesse caso, é totalmente válido dizer: “Quer que eu desenhe?”.

 – Sim, desenhar para informar melhor, também faz parte do kit jornalista polivalente.

Fonte: Laércio Guidio – Jornalista com extensão universitária em Texto/Contexto: A intertextualidade na produção e na leitura de diferentes linguagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)