Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Países da Amazônia discutem proteção povos indígenas


Da Agência Brasil

Brasília – A Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentará hoje (13), no 1º Encontro de Diretores Gerais de Assuntos Indígenas da Região Amazônica, proposta de cooperação na área de definição de terras indígenas entre os países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônia (OTCA).

O encontro é promovido pela OTCA e tem representantes da Bolívia, Colômbia, do Suriname, da Venezuela, do Equador, da Guiana, do Peru e Brasil. No encontro, eles vão trocar experiências de como cada país garante a proteção do território e da comunidade indígena na região amazônica.

O objetivo da reunião é aproximar os países, potencializando os resultados das ações da organização para a preservação da Amazônia e, principalmente, fortalecer as políticas publicas de promoção e proteção dos povos indígenas.

Para o presidente da Funai, Márcio Meira, esse intercâmbio é importante porque, assim, se discute não só as ações concretas na proteção das terras indígenas na Amazônia brasileira, mas dos outros países também. “O Brasil sozinho não dará conta de desenvolver a região e, ao mesmo tempo, proteger do ponto de vista ambiental e cultural”, afirmou.

Na reunião, os países vão compartilhar as peculiaridades de cada região e como cada um resolve os problemas. Para o secretário-geral da OTCA, embaixador Alejandro Gordillo, o importante é conhecer as diferenças. “É uma forma de harmonizar nossas relações e políticas sobre a Amazônia”.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)