Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prêmio Odebrecht Pesq Histórica inscrições até 30 jun


 

 

Agência FAPESP – A 10ª edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares recebe inscrições, até 30 de junho, de projetos inéditos sobre assuntos ligados ao resgate cultural e à preservação da história do Brasil.

O prêmio é uma iniciativa da Organização Odebrecht. Ao pesquisador vencedor é oferecido apoio para o processo de investigação proposto no projeto, como corpo técnico de pesquisadores, viagens nacionais e internacionais para apuração in loco e pagamento antecipado dos direitos autorais.

Não há um valor predeterminado para o apoio, que depende das necessidades de cada projeto selecionado. O prêmio “visa incentivar, mediante patrocínio financeiro, a pesquisa histórica e a produção editorial que, pela originalidade e ineditismo, representem efetiva contribuição para a historiografia do Brasil, ampliando o conhecimento e a compreensão da história econômica, da evolução sociopolítica e da criação artística brasileiras, enriquecendo o acervo do país sobre fatos, processos e indivíduos cuja memória deva ser resgatada, difundida e preservada”, diz o regulamento.

O prazo para a realização do projeto é de cerca de um ano, com possibilidade de negociação. Inicialmente voltado a projetos relacionados à Bahia, o prêmio agora contempla pesquisas em todo o território nacional.

O resultado da pesquisa deverá ser transformado em texto, acompanhado de ilustrações, para publicação de um livro de arte, que terá duas edições: uma destinada à distribuição gratuita pela Odebrecht e a edição comercial, feita em parceria com uma editora.

No ano passado, foram inscritos 198 projetos de pesquisa. O resultado da edição 2013 do prêmio será divulgado em dezembro.

Mais informações pelo e-mail premiopesquisa@odebrecht.com e no site http://www.odebrecht.com/pesquisahistorica/sobre-o-premio.html.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)