Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Proposta de transporte intermodal é apresentada por Padre Ton ao DNIT


Proposta de transporte intermodal em benefício do Brasil e Bolívia foi apresentada pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) ao coordenador geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira. A proposta é uma demanda do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), composto por diversas entidades e organizações dos dois países, que há algum tempo vem discutindo projetos de integração, parte deles base de um novo eixo de desenvolvimento para Rondônia.Proposta de transporte intermodal  é apresentada por Padre Ton ao DNIT - Gente de Opinião

O deputado Padre Ton apresentou as linhas gerais da proposta, que consiste na consolidação de duas hidrovias, e no resgate da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, trecho entre Guajará-Mirim e Porto Velho. “É um trecho mais econômico, por seu traçado, de poucas curvas, com menor custo de gabarito estrutural, pois é praticamente plano e consolidado, já existente desde 1908”, informa documento produzido pelo CBIDS.

O transporte intermodal seria constituído, ainda, pela Hidrovia Villa Bella de Santíssima Trindade (MT) até Guajará Mirim, desse ponto utilizando-se da ferrovia reconstruída, e a seguir a Hidrovia Madeira-Mamoré-Guaporé. 

“A viabilidade técnica depende de algumas intervenções e talvez o custo seja muito alto”, declarou Valter Casimiro acerca da Hidrovia que parte da região de Mato Grosso, acrescentando que estão sendo feitos estudos de viabilidade no  trecho Madeira-Guaporé, os quais devem ser concluídos em dezembro.

Valter Casimiro informou ainda ao deputado que a partir de 2014 será iniciado projeto para dragagem permanente entre Porto Velho e Itacoatiara (AM), trecho por onde é  exportada soja proveniente de Mato Grosso.

O deputado Padre Ton sugeriu que ao CBIDS seja dada a oportunidade de apresentação detalhada dos projetos destinados a promover com custos reduzidos o transporte de cargas (bens, grãos e serviços) e passageiros numa intermodalidade de transporte que representaria novo eixo de desenvolvimento, proposta acatada pelo coordenador de Portos Marítimos.

A apresentação do CBIDS deverá ser feita, por indicação de Valter Casimiro, aos técnicos que produzem os estudos de viabilidade, sob a competência da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), com sede em Manaus. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)