Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sebrae publica edital para contratar consultores



Brasília - Profissionais interessados em se tornarem consultores do Sebrae têm até o dia 5 de agosto para se inscreverem no Processo de Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria da instituição. A seleção é para 11 áreas diferentes: recursos humanos e empreendedorismo, educação, marketing e vendas, comércio exterior, planejamento empresarial, sustentabilidade, inovação, desenvolvimento territorial, agronegócios, desenvolvimento setorial e políticas públicas. Dentro de cada área, há subáreas. O edital está publicado no Portal Sebrae.

Para integrar o cadastro da instituição, é necessário ser pessoa jurídica. O resultado final do processo de credenciamento será divulgado no dia 20 de outubro. Os nomes dos selecionados passarão a constar no banco de dados do Sebrae Nacional e poderão ser convocados pelas unidades estaduais em qualquer tempo, se houver demanda. O credenciamento não obriga o Sebrae a efetuar a solicitação de serviços.

A certificação será realizada em duas fases. A primeira vai avaliar os conhecimentos técnicos do profissional e constará de prova objetiva e prova discursiva ou análise de caso referente à área de interesse na prestação de serviços e conhecimentos gerais sobre micro e pequenas empresas (em alguns casos pode ocorrer prova discursiva e análise). As provas serão realizadas apenas em Brasília. Na segunda etapa, os interessados vão fazer uma prova situacional com atividade prática, que será uma aula simulada ou a apresentação da vivência profissional (em alguns casos pode haver aula e apresentação). Não serão fornecidas referências bibliográficas, materiais para consulta e modelos de apresentações.

Todo o processo de credenciamento será feito pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.fapetec.org ou pelo e-mail sebraena@fapetec.org.br.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)