Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sem-terra pedem audiência com Dilma Rousseff e reforma urbana


 
Camila Maciel
Agência Brasil

Um grupo de sem-terra da Frente Nacional de Luta (FNL) foi recebido por assessores do escritório da Presidência da República, em São Paulo. Eles protocolaram um pedido de audiência com a presidenta Dilma Rousseff e entregaram a pauta de reivindicações.

“Trouxemos na pauta a discussão de uma reforma agrária e urbana, de uma valorização das entidades públicas, que são as características dos movimentos que compuseram esse ato final”, explicou Carlos Lopes, dirigente nacional da FNL.

Além dos sem-terra, participaram da comissão recebida por assessores do gabinete integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Sindicato dos Metroviários e do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp).

O grupo liderado pela FNL, de aproximadamente 300 pessoas, saiu de Assis, no interior paulista, no dia 8 de junho e caminhou mais de 500 quilômetros (km) até a capital. No Largo do Batata, de onde o movimento saiu em passeata nesta manhã, outros movimentos sociais e categorias de trabalhadores juntaram-se ao grupo. Eles seguiram em caminhada até o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista. O ato terminou por volta das 14h.

De acordo com o dirigente da FNL, parte das reivindicações do movimento sem terra foi atendida. Ele informou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apontou o atendimento da demanda de oito áreas para assentamento. “Acreditamos que, com o total das áreas viabilizadas pelo governo federal, vamos assentar entre 2 mil e 2,5 mil famílias”, declarou Lopes, destacando que mais quatro áreas reivindicadas pelo movimento ainda não foram confirmadas.

Os demais movimentos que foram recebidos hoje no escritório da Presidência ficaram de enviar as demandas posteriormente. O Sintusp pede a valorização dos trabalhadores do ensino público e a intermediação, pelo Ministério da Justiça, na prisão do funcionário da USP Fábio Hideki, detido durante uma manifestação contra os gastos da Copa do Mundo em São Paulo. Os metroviários de São Paulo pedem o apoio do governo federal para a reintegração dos trabalhadores que foram demitidos durante a greve da categoria no início de junho. O MTST, por sua vez, pede investimentos em habitação de interesse social.

Os integrantes da FNL, que estão hospedados na Universidade de São Paulo (USP), retornaram de ônibus ao alojamento. Lopes informou que eles iniciam a viagem de volta à região do Pontal do Paranapanema, onde reside a maior parte dos manifestantes, também de ônibus amanhã (4). “Vamos voltar para casa, descansar as canelas, foi uma jornada de 24 dias”, relatou. Segundo ele, a marcha teve início no dia 8 de junho com cerca de 600 pessoas, mas o grupo reduziu em razão do desgaste da caminhada.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)