Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sepaz: Semana de Enfrentamento às drogas


Na noite de ontem, no auditório do Aquarius Selva Hotel, a secretária Maria da Penha fez um balanço dos trabalhos de um ano da Sepaz, destacando o atendimento do Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), a campanha permanente “Acolha seu filho”, as capacitações dos profissionais da saúde e assistência social, a parceria com as comunidades terapêuticas com o edital de compras de vagas, as ações itinerantes da Sepaz nos municípios e as parcerias com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB e órgãos governamentais.

No evento foi lançado o site da Sepaz com informações sobre a política nacional e estadual sobre drogas, bem como os projetos e ações desenvolvidos Estado. Para acessar, basta clicar no endereço eletrônico www.sepaz.ro.gov.br

Em seguida foi proferida palestra sobre terapia comunitária pelo doutor em psiquiatria pela Universidade René Descartes de Paris e professor de medicina social da Universidade Federal do Ceará, Adalberto Barreto, que também capacitou, do dia 22 a 24, profissionais que atuam direta e indiretamente com crianças, jovens e adolescentes em Rondônia.

O professor Adalberto iniciou há 25 anos em áreas carentes de Fortaleza, um projeto de Terapia Comunitária, financiado pelo Ministério da Saúde, no qual a própria comunidade trata as vítimas de transtornos psíquicos e emocionais aliando a sabedoria popular ao conhecimento científico para criar espaços de tratamento nos quais o principal remédio é a palavra.

Na mesma noite, o professor João Roberto Araújo, mestre em psicologia social e criador do Sistema de Educação Liga pela Paz lançou a obra “Educação Emocional e Social – Um Diálogo sobre Arte, Violência e Paz”.

João Roberto também falou sobre a importância da sistematização da educação emocional infantil nas escolas para se conquistar a paz. “É necessário uma mudança cultural, de uma cultura violenta para a de paz. A paz é um processo de aprendizagem”, conclui o professor.

Fonte
: Lúcia Reis / Decom

 

 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)