Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Telefonica Vivo apresenta novo modelo de antena


Sabrina Craide
Agência Brasil

Brasília – A Telefonica Vivo apresentou hoje (6) um novo modelo de antena para telefonia celular, que permite o compartilhamento com o serviço de iluminação pública, evitando a construção de torres, com menor impacto visual e menos consumo de energia. Parte dos equipamentos é instalada em caixas subterrâneas de plástico reforçado com fibras de vidro. A antena pode ser usada para as tecnologias de voz e dados (3G e 4G).

Em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), que fez a substituição do poste de energia, uma dessas antenas foi instalada em frente ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde ocorrerá o primeiro jogo da Copa das Confederações, no dia 15 de junho. A tecnologia foi patenteada pela empresa, mas pode ser utilizada por outras operadoras.

O presidente da Telefonica Vivo, Antonio Carlos Valente, disse que as antenas vão ajudar a melhorar a cobertura da operadora, mas não prescindem das antenas convencionais. O objetivo da empresa é ter 500 antenas como essa até o fim do ano nas seis cidades que sediarão a Copa das Confederações, além de São Paulo.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que as operadoras de telefonia do país vão conseguir cumprir as metas de oferta do 4G para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. “Achamos que no dia previsto começa a funcionar. Algumas empresas já me falaram, em off, que vão atender mais cidades que o exigido para a Copa das Confederações”

As empresas que venceram a licitação para oferecer o 4G terão que disponibilizar a tecnologia nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril deste ano e nas sedes e subsedes da Copa do Mundo até 31 de dezembro. O presidente da Telefonica Vivo garantiu que a empresa está na fase de negociações para ocupar a faixa de 2,5 giga-hertz para a tecnologia 4G, que foi leiloada no ano passado.

Valente reclamou das multas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao setor. Segundo ele, outros setores de infraestrutura têm avaliações até piores e nem por isso sofrem tantas penalidades. “Não existe correlação nem com outros setores de infraestrutura no Brasil nem com setores similares de infraestrutura em outras partes do mundo. O que nos leva a crer que certamente existe algum tipo de avaliação que precisa ser modificada”, disse.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)