Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Vontade popular vai contar na reforma política?


Vontade popular vai contar na reforma política?  - Gente de Opinião
 

Por Tereza Cruvinel

247 - Tendo prometido à presidente Dilma adiar a votação do projeto que altera as correções do FGTS, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, deve comandar hoje as votações, em segundo turno, das emendas constitucionais da reforma política já aprovadas pelo plenário na primeira rodada. A primeira emenda a ser votada será a do financiamento de campanhas, o que deixa o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, numa saia justa: como dizer que a Câmara atende à vontade popular, como fez ele ao aprovar a redução da maioridade penal, depois que a pesquisa Datafolha/OAB constatou que 74 % da população são contra as doações de empresas a candidatos e partidos políticos para financiar campanhas? Segundo a pesquisa, apenas 16% são a favor de 10% não souberam responder.

Cunha desdenhou dos resultados da pesquisa: "Eu não vi essa pesquisa e tem que ver como foi feita a pergunta. Pelo que vi até agora ninguém da população quer gastar o dinheiro que pode ir para a saúde, para a educação, ir para campanha política. Eu não vi uma pesquisa até hoje que dissesse isso", disse.

Na primeira votação da emenda que inseriu na Constituição o financiamento com doações privadas, defendida pelo presidente da Câmara com ardor, ele sofreu uma derrota na primeira votação mas ganhou no dia seguinte colocando em votação uma emenda aglutinativa, o mesmo expediente que repetiria na questão da maioridade penal. Depois disso, entretanto, novas delações premiadas no âmbito da Operação Lava Jato, vincularam doações a partidos e campanhas ao esquema de propinas na Petrobrás. É difícil mas não é impossível que alguns deputados mudem de opinião e faltem votos para a aprovação da emenda em segundo turno.

Isso dependeria muito de uma ação vigorosa do PT, PSB e PC do B, partidos que defendem o financiamento publico de campanhas mas, no rugir da crise, não estão com forças para tal iniciativa.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)