Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

1ª Conferência Municipal de Segurança Pública


 

Será aberta hoje (19/5), às 19h, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública, no Teatro Banzeiros. A Conferência é a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), que acontecerá de 27 a 30 de agosto em Brasília, com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) e tem por objetivo a elaboração de uma política nacional para o setor. Qualquer pessoa pode participar dos trabalhos, que se estenderão até o dia 21 de maio (conforme programação em anexo).

"A 1ª Conseg  é  uma iniciativa pioneira no Brasil, que oferece uma oportunidade para todos os cidadãos debaterem a questão da segurança pública de maneira ampla e democrática, podendo assim contribuir para a elaboração de políticas públicas para o setor", explica o mobilizador regional da Conseg, Rafael dos Santos.

A organização da 1ª Conferência Municipal está sob a responsabilidade do coordenador de Defesa Civil, coronel Reinaldo Raimundo da Silva, e Edjales Benício, com apoio da Santo Antônio Energia, Sintero, Secretaria Municipal de Esportes e Fundação Municipal de Cultura Iaripuna.

A 1ª Conseg oferece várias formas de participação. Além das conferências municipais, regionais e estaduais, o cidadão pode participar de conferências livres, conferência virtual, seminários temáticos e outras ações que possibilitam a qualquer pessoa encaminhar propostas para a etapa nacional. Todas as informações sobre o assunto estão disponíveis no site: www.conseg.gov.br .

Em Rondônia estão previstas três conferências regionais. Com mais de 200 mil eleitores, Porto Velho é o único município do Estado que vai eleger representantes para a 1ª Conseg, em Brasília A Conferência Estadual está programada para os dias 29, 30 e 31 de julho.

Na Capital, a Conferência inclui uma explanação sobre o cenário da segurança pública, a cargo do delegado da Polícia Civil de Rondônia, doutor Sandro Moura, que é pós-graduado em Segurança Pública. Depois disso, os participantes formarão grupos de trabalho para a discussão dos sete eixos básicos da 1ª Conseg, que são:  Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança;  Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; Diretrizes para o sistema penitenciário;  e Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)