Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

A Prefeitura realiza multirão de limpeza, pintura e iluminação na Praça Madeira Mamoré


 
A prefeitura de Porto Velho inicia na manhã desta sexta-feira (4), um mutirão para realizar os serviços mais urgentes na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Conforme o presidente da Fundação Cultural, Antônio Jorge dos Santos, que vai coordenar as ações, não se trata de reforma, mas uma ação conjunta de várias secretarias municipais para melhorar a limpeza, iluminação e a manutenção básica do local.

Durante os próximos dez dias, a praça estará fechada para veículos e o público só poderá entrar se houver condições de segurança, tendo em vista que a grande frente de trabalho utilizará roçadeiras, caminhões e máquinas pesadas. Além disso, como a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) vai executar reparos na rede de iluminação pública, pode haver o risco de alguém sofrer choque elétrico.

O mutirão vai envolver as Secretarias de Serviços Básicos (Semusb), responsável pela limpeza, retirada de entulhos e pintura de meio-fio; Meio Ambiente (Sema), fará a poda de árvores e plantio de mudas; Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), reforma da rede elétrica no prédio da administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; Transportes e Trânsito (Semtran), sinalização e bloqueio do local para impedir entrada de veículos ou de pessoas; Emdur é a responsável pela iluminação pública e a Funcultural ficará na coordenação geral.

Santos informa que a determinação do prefeito Mauro Nazif é para mudar radicalmente o visual da praça, dando a ela condições de ser uma opção de lazer para as famílias, enquanto se aguarda a aprovação do projeto de reforma geral que está tramitando no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Brasília.

Durante o mutirão de limpeza, a prefeitura terá o apoio das Polícias Militar e Civil para garantir a segurança dos trabalhadores. “Também já estamos conversando com a Secretaria de Segurança Pública Estadual para encontrarmos uma solução no sentido de garantir a segurança diária das pessoas que procuram aquele local histórico para o seu lazer”, disse Antônio Jorge.

Ainda de acordo com o presidente da Funcultural, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai atuar durante o mutirão oferecendo atendimento aos dependentes químicos que frequentam o local, mas que pretendem se libertar das drogas.

Fonte: Augusto José | Fotos: Arquivo/Comdecom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)