Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Ações para Orgulho do Madeira são discutidas em reunião


As questões da habitabilidade e a implantação de infraestrutura no conjunto residencial Orgulho do Madeira, no bairro Mariana, Zona Leste da capital, foram debatidas em uma reunião conjunta entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado de Rondônia. O encontro foi na última sexta-feira (20), na sala de reuniões Governador Jerônimo Santana, no Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA).

Participaram da reunião os secretários Jorge Elarrat (Sempla), Geraldo Affonso (Semdestur), Márcia Luna (Semur), Antônio Jorge (Semtran) e Edjales Benício (Sema); os adjuntos Jandernora Alves (Semed) e José Coutinho (Semusa); os coordenadores Bruno Eduardo (Juventude) e Vanusa Machado (Mulheres); além de representantes da Semagric e da Semas.

Segundo Jorge Elarrat, o encontro foi essencial, visto que o município e o estado necessitam encontrar soluções conjuntas para trabalhar a questão da qualificação do Orgulho do Madeira com o intuito de fortalecer a condição de urbanização do conjunto residencial e também da inserção dos moradores no mercado de trabalho, a partir de melhoria da renda das famílias que residem no local.

 “São basicamente duas propostas. Uma trata diretamente questões como iluminação pública, segurança, transporte urbano, educação, saúde, ou seja, todo o aparelhamento urbanístico do local. O outro eixo é a inserção econômica das pessoas, com o fortalecimento de suas potencialidades produtivas com a capacitação, oferecimento de consultorias para montagem de pequenos negócios, a fim de garantir a sustentabilidade do conjunto”, explicou o titular da Sempla.

 Também serão trabalhadas outras questões como o empoderamento de grupos minoritários, entre eles o de mulheres e de jovens, com a conscientização e a participação desses grupos de forma mais efetiva da vida social do local onde essas pessoas vivem. O objetivo é encontrar uma agenda comum, criar um cronograma e tentar fazer de tal sorte que aquele espaço um local mais agradável e humano de se viver”, complementou Elarrat.

 Entre as propostas apresentadas pela prefeitura que podem ser implantadas no Orgulho do Madeira, estão projetos de inclusão digital e de prevenção ao uso de drogas, artesanato, reciclagem e coleta seletiva de lixo, economia solidária, criação de espaços esportivos e de lazer, horta comunitária e educação ambiental.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)