Sexta-feira, 16 de julho de 2010 - 11h07
A data 16 de julho, Dia do Comerciante, ou Dia do Comércio, é evidenciada pela Associação Comercial de Rondônia – ACR. Pertinentemente, o presidente, Vanderlei Oriani, parabeniza todos que exercem a atividade, comemorando os dados divulgados na mídia nacional nesta semana, colocando o estado como o maior gerador de empregos formais do país, segundo o Cadastro Geral de Empregos – CAGED.
Oriani ressalta a pujança do comércio de Rondônia, principalmente na capital, onde vem recebendo mega-empreendimentos que aqueceu as lojas, gerando empregos e melhorando a vida dos rondonienses. Ele também frisa a garra dos comerciantes, que operam com coragem e espírito empreendedor, enfrentado pesadas modalidades de tributos e impostos para permanecer no ramo.
Dia do Comércio
Esta é uma das profissões mais antigas da humanidade. No início, quando ainda não havia moedas, os comerciantes utilizavam o sistema de troca. Trocavam tecidos por alimentos, metais por sapatos e assim sucessivamente.
Quando as cidades começaram a crescer, as moedas surgiram e o comércio também floresceu. Além de estabelecimentos fixos, havia grandes feiras onde comerciantes de várias regiões se encontravam para comprar novos produtos e vender os que traziam. Era uma grande troca de mercadorias!
Atualmente, temos todo o tipo de comércio, desde lojas especializadas e um só produto até magazines e supermercados que vendem de tudo! O comércio é uma atividade muito importante, gerando milhares, ou melhor, milhões de empregos em mundo todo!
Fonte: Willian Luiz / ACR
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)