Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Amorim diz que não dirá 'amém' ao governo enquanto emendas não forem liberadas



O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) chamou a atenção de seus colegas, nesta quarta-feira (15), da necessidade de só aprovar orçamento após a liberação de todos os gastos previstos na peça governamental, incluído as emendas, que esse ano sofreu contingenciamento em mais de 80%, o que estaria prejudicando, principalmente os prefeitos, que estão desde o início da semana fazendo a Marcha de Brasília, em busca da liberação de recursos.

O alerta foi feito por Amorim durante votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em sessão das duas Casas Legislativas – Câmara e Senado -.

Amorim considera absurda essa política do governo federal de, sob a desculpa de diminuir os impactos da crise mundial, beneficie alguns setores da economia com redução de impostos, e prejudique os municípios onde grande parte dos problemas sociais é vivenciada.

“Essa transferência cruel de responsabilidades têm que acabar. Os municípios sofrem com redução dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) sem que nenhuma contrapartida ou ajuda prometida pelo governo tenha sido enviada às administrações. Nós, os parlamentares, temos sofrido mais ainda, pois somos procurados periodicamente pelos prefeitos em busca de ajuda e, uma ação em que podemos contribuir, as emendas, não são liberadas. Precisamos nos unir nessa Casa para acabar com isso e realmente ajudar as localidades que representamos”, reclamou Amorim.

Desde segunda-feira, o parlamentar tem recebido prefeitos tanto de sua base, a grande Ariquemes, quanto de outras regiões. “Apoio temos dado nessa luta. Sempre estivemos com nosso gabinete abertos a todos os 52 prefeitos de nosso Estado, mas lamentamos essa insensatez, essa insensibilidade do governo federal que, apesar de nossos apelos, mesmo da base aliada, não tem atendido com ajuda necessária aos municípios necessitados de ajuda”. Amorim alega que se for para continuar dessa forma pretende se manter independente, ajudando naquilo que realmente seja de interesse dos municípios e de Rondônia e não dizer simplesmente amém a todas as votações do governo.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)