Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Assembleia realiza sessão ordinária para instalação da 2ª sessão legislativa

Sessão marca início oficial dos trabalhos no Parlamento estadual em 2024.


Assembleia realiza sessão ordinária para instalação da 2ª sessão legislativa - Gente de Opinião

A 2ª sessão legislativa da 11ª legislatura da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) foi instalada na tarde desta terça-feira (27), durante sessão ordinária. Além dos deputados e demais autoridades do estado, o evento teve a participação do governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil). A sessão marca o início oficial dos trabalhos no Parlamento estadual em 2024. 

A sessão ordinária foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), e, em seguida, transformada em comissão geral, para a composição da mesa de autoridades e pronunciamentos. A cerimônia começou com a apresentação do hino nacional, entoado pelo coral Vozes do Legislativo. 

O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) ressaltou a importância da união dos poderes em prol do desenvolvimento do estado. “Essa Casa está de portas abertas para debater e discutir o que é bom para Rondônia e, principalmente, o que é bom para a nossa população, para aqueles que mais precisam, para os mais fracos, pois são para eles que nós estamos aqui”, enfatizou. 

O governador Marcos Rocha agradeceu aos parlamentares pelos trabalhos desenvolvidos e destacou as mudanças positivas que aconteceram em Rondônia em diversas áreas, como a segurança pública, saúde e educação. Rocha também apontou os avanços da agricultura, pecuária, extrativismo e turismo. 

O governador ainda ressaltou que Rondônia é um dos principais exportadores de carne bovina no Brasil, ocupando a 4ª posição no ranking nacional, estando em 1º lugar na região Norte. “Quanto ao combate às vulnerabilidades sociais e a redução das desigualdades, asseguro-vos que será um dos pilares deste governo nos próximos anos, buscando a melhoria dos serviços da assistência social, saúde, educação, segurança e maior infraestrutura”, disse. 

As autoridades presentes ainda destacaram que o estado é construído por muitas pessoas, setores, instituições e que a união dos esforços é fundamental para gerar melhorias na vida da população. Ao final da comissão, o presidente da Alero agradeceu ao governador do estado e pediu maior atenção para a saúde, estradas e regularização fundiária. “Fica aqui, o Parlamento do estado de Rondônia, os 24 deputados, à disposição, para que possamos votar projetos que impacte a vida do rondoniense”, salientou Marcelo Cruz. 

A sessão de instalação não apresenta ordem do dia, ou seja, não conta com pauta específica de projetos de lei para discussão e votação. As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h. A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube

Sessão legislativa e legislatura 

A sessão legislativa ordinária é o período de atividade normal da Assembleia, a cada ano, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Este ano, a abertura do ano legislativo foi adiada em virtude de compromissos parlamentares em Brasília (DF). 

A sessão legislativa extraordinária compreende o trabalho realizado durante o recesso parlamentar, mediante convocação. Já a Legislatura contém quatro sessões legislativas ordinárias, ou seja, quatro anos. A duração da legislatura coincide com a dos mandatos dos deputados.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)