Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Atuação preventiva do TCE é abordada durante evento estadual na OAB


O Seminário Estadual de Direito Público, que reúne em Porto Velho advogados, acadêmicos e estudiosos das Ciências Jurídicas para abordar e debater assuntos relativos à temática, teve, na manhã desta sexta-feira (22), palestra sobre a atuação preventiva do Tribunal de Contas. Atuação preventiva do TCE é abordada durante evento estadual na OAB - Gente de Opinião

Antes da palestra, realizada pelo conselheiro do TCE, Paulo Curi Neto, foi composta a mesa de honra, com representantes da entidade organizadora, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia (OAB/RO), e membros da Corte de Contas e do Ministério Público estadual.

Franqueada a palavra, o presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, ressaltou a iniciativa da Ordem em promover o evento e agradeceu pela oportunidade dada ao Tribunal para expor suas ações, divulgando a instituição e criando uma massa crítica sobre sua atuação.

Na sequência, o conselheiro Paulo Curi Neto iniciou sua palestra, abordando a atuação do TCE, a partir da Constituição Federal de 1988, como instrumento preventivo à corrupção e à malversação do dinheiro público. “Viu-se que, sem essa ação preventiva, o controle não era eficiente em sua totalidade”, disse.

Para reforçar essa realidade, o palestrante citou números, como o levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de que, do total de condenações impostas pelo órgão, apenas algo em torno de 5% retornam aos cofres públicos.

A partir da constatação de que apenas o controle a posteriori não traria os resultados esperados, o TCs, ainda de acordo com o conselheiro, passaram a realizar também ações com foco preventivo. Citou, entre essas ações, três formas de classificação, sendo uma delas a pedagógica, materializada por meio de cursos ofertados não só aos jurisdicionados, mas à própria sociedade.

Outra forma de atuação preventiva do TCE, no entendimento do conselheiro, são as respostas às consultas sobre interpretação de lei ou questão formulada, em tese, por administradores públicos rondonienses. “Essa, aliás, é uma das competências do Tribunal de Contas”, lembrou.

TUTELAS INIBITÓRIAS

Por fim, o palestrante citou a terceira forma que os TCs têm adotado para evitar eventual dano ao erário e possível mau uso dos recursos públicos: as tutelas inibitórias antecipatórias. “Esse instrumento, que também tem garantia constitucional, visa prevenir a prática do ato ilícito”, frisou.

Ele aproveitou, ainda, para citar casos concretos, nos quais a ação do TCE de Rondônia, através das tutelas de caráter inibitório, evitou a prática de irregularidades, desperdícios, desvios e fraudes, inclusive, em licitações e obras públicas, salvaguardando, desse modo, o erário e protegendo o interesse e o patrimônio públicos.

Fonte: TCE

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)