Sexta-feira, 24 de outubro de 2008 - 14h57
Mais de 150 servidores de diversos órgãos do Governo do Estado reuniram-se na manhã desta sexta-feira, no auditório da Representação de Ensino de Ji-Paraná (REN), com o gerente de cadastro do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), Cilfarney Silva da Fonseca, para uma palestra de esclarecimento sobre a necessidade de recenseamentro/recadastramento dos 50 000 servidores estatutários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, e que deve estar concluído, impreterivelmente, até o próximo dia 31 de dezembro.
À frente da gerência de cadastro desde outubro de 2006, quando o Iperon passou a ser dirigido pelo professor César Licório, ex-secretário estadual de Educação, Cilfarney esclareceu inúmeras dúvidas dos servidores sobre os procedimentos para o recadastro funcional, a concessão e e o recálculo de benefícios e também apresentou em linhas gerais a situação atuarial do instituto, cujo Fundo Previdenciário é a fonte de recursos para o pagamento de aposentadorias e pensões devidas a todos os servidores inativos e seus dependentes, atuais e futuros.
Todos somos contribuintes, hoje, e beneficiários, amanhã, dos serviços do Iperon, que precisa alimentar sua base de dados com informações fidedignas e confiáveis, explicou o professor Cilfarney, funcionário de carreira desde 1985.
Ele informa que a primeira fase do cadastramento pode ser feita on-line, através de link aberto no site oficial do Governo do Estado www.rondonia.ro.gov.br
Depois, a entrega dos oito documentos que complementam o cadastro, como a certidão de efetivo exercício profissional e a declaração de vida e residência, pode ser feita em qualquer órgão estadual. O servidor tem fé pública, por isso, para desburocratizar o processo, abolimos a exigência de autenticação de cópias em cartório. Todo chefe de seção pode apôr o carimbo de confere com o original e despachar os documentos para Porto Velho via malote, resumiu.
Presentes à reunião, o secretário regional, Ari Saraiva, e a representante de ensino, Syneide Müller, destacaram a importância de o servidor providenciar até o final do ano a regularização de sua ficha funcional junto ao instituto, e colocaram à disposição de todos a infra-estrutura da REN e do Shopping Cidadão.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido
Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)