Porto Velho (RO) domingo, 22 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Balcão emprego da prefeitura amplia atendimento



O Balcão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho está atuando desde o início desta semana com a utilização do Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae). O órgão oferece intermediação de mão-de-obra, encaminhamento para o Seguro Desemprego, emissão de Carteira do Trabalho e qualificação profissional.

A utilização do Sigae foi viabilizada com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho, que oficializa o SINE municipal e destina um aporte maior de recursos para o órgão, "aumentando consideravelmente a capacidade de atendimento ao trabalhador", segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), José Carlos Gadelha.

A Prefeitura estuda a elaboração de um projeto de lei para que todas as empresas instaladas na Capital sejam obrigadas a contratar através do Balcão de Emprego municipal, com exceção de profissionais especializados que não estejam cadastrados no órgão.

A implantação do SINE municipal iniciou em 2007. Desde então, a Semdes está trabalhando para a implantação de infraestrutura, aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal. Nos próximos meses, as instalações físicas do Balcão de Empregos serão ampliadas e padronizadas, para atender às exigências do Ministério do Trabalho. Além disso, serão contratados profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, para permitir um atendimento mais eficaz aos candidatos a empregos.
 

Melhores condições

O Sigae é um sistema adotado pelo Ministério do Trabalho em todo o Brasil que permite o cruzamento de dados dos candidatos a uma vaga com as exigências dos empresários para contratação. Com isso, crescem as possibilidades de inserção do trabalhador no mercado, com uma orientação mais embasada dos trabalhadores pelos técnicos do SINE municipal. O Sigae também permite o oferecimento de cursos profissionalizantes que atendam às exigência dos empresários e a expectativa dos trabalhadores.

A intenção, segundo o secretário da Semdes, José Carlos Gadelha, é melhorar as condições de acesso ao mercado de trabalho e aos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela administração municipal. Parte dessas atribuições já vinham sendo executadas pelo município. "Em 2008, a Prefeitura incluiu mais de 900 trabalhadores no mercado e capacitou 600 pessoas através do sistema público de emprego e renda. Além disso, 800 trabalhadores foram qualificados pela Casa Brasil, e dezenas de trabalhadores participaram de cursos oferecidos pelo Planseq e o Projovem", segundo o secretário.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)