Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

CNMP promove encontro de promotores


O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoverá, nos dias 24 e 25 de maio, o II Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público no Controle Externo da Atividade Policial. Promotores e procuradores de todo o país se reunirão em Brasília para discutir o aprimoramento de ações nas esferas estadual, federal e no CNMP, com enfoque na busca da diminuição das mortes nas ações policiais.

“A letalidade das ações policiais, que é elevadíssima no Brasil, precisa ser reduzida. Esta é a principal a meta que vamos propor ao MP neste encontro”, explicou o conselheiro Mario Bonsaglia, presidente da Comissão de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público no Sistema Carcerário e no Controle Externo da Atividade Policial.

Participarão do evento representantes dos Ministérios Públicos dos estados e do Distrito Federal, do Ministério Público Militar e do Ministério Público Federal. Eles serão divididos em quatro grupos de trabalho, e cada um debaterá um dos temas seguintes: letalidade das ações policiais, experiências práticas no relacionamento com as instituições policiais, movimentos grevistas e abusos cometidos, e corrupção e improbidade administrativa no âmbito das polícias.

Além de analisar e elaborar conclusões, promotores e procuradores deverão identificar e discutir boas práticas dentro do seu tema. O material de cada grupo será entregue à organização do evento e, posteriormente, distribuído a todos os outros. A ideia é permitir a troca de experiências bem sucedidas no MP.

Carta de Brasília

Esta será a segunda edição do encontro promovido pela Comissão de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público no Sistema Carcerário e no Controle Externo da Atividade Policial. No primeiro, em maio do ano passado, promotores e procuradores produziram um documento, a “Carta de Brasília”, que comunicou à sociedade providências que os membros do MP consideravam essenciais para melhorar a efetividade do controle externo.

No texto, promotores e procuradores repudiaram qualquer forma de supressão ou redução das prerrogativas do MP e alertaram: "A redução dessas prerrogativas implica enfraquecimento do Estado Democrático de Direito e prejuízo dos direitos sociais e individuais indisponíveis". Para ler a íntegra da carta, clique aqui.

Serviço

O II Encontro ocorrerá nos próximos dias 24 e 25 de maio, no auditório do Edífício Sede do CNMP, localizado no Setor de Administração Federal Sul, quadra 2, lote 3, em Brasília.


Fonte:MPRO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)