Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Começa hoje o Simpósio de Oncologia Pediátrica em RO


Gente de Opinião

Durante três dias, os participantes poderão assistir palestras de especialistas, que compõem as equipes médicas dos Hospitais de Rondônia, Barretos e de Recife. Também são esperados profissionais do Estado do Acre, das áreas de psicologia, assistente social, enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, biomédicos, farmacêuticos, acadêmicos, entre outros.

Hoje, na Oncopediatria de Rondônia, mais de 60 crianças e adolescentes estão em tratamento, segundo informou a médica Denise Cristina de Vargas. Alguns pacientes são diagnosticados em estágio avançado devido à demora no diagnóstico da doença. “Temos pacientes que chegam debilitados, não tem muito o que fazer. Poderíamos salvar muitas vidas com o diagnóstico precoce”, explica a médica.

A médica Denise Cristina, participou do curso referente aos Sinais e Sintomas de Câncer Infantojuvenil, ofertado pelo Hospital de Barretos, no Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgias Robóticas (IRCAD). Propondo compartilhar conhecimento, a equipe médica da Oncopediatria de Rondônia, organizou o Simpósio para capacitar os profissionais e garantir o diagnóstico precoce e envio das crianças do município com mais rapidez ao Centro de Referência, em Porto Velho.

“Cabe ao médico a difícil tarefa de identificar os sintomas do câncer, que se diagnosticado precoce, poderá antecipar o tratamento e a cura. O que dificulta a suspeita e o diagnóstico do câncer nas crianças e adolescentes, são os sinais e sintomas que são comuns em outras doenças, como febre, vômito, emagrecimento, palidez, dores abdominais. Vendo essa necessidade, estamos propondo uma grande discussão sobre o assunto e queremos vencer esse desafio”, enfatiza Denise.

Durante o evento os participantes também aprenderão sobre o transplante de medula óssea, tratamento de leucemia linfoide aguda. Na ocasião, o hemocentro de Rondônia estará coletando amostras para o cadastro voluntário de medula óssea e contará com o apoio da equipe dos Amigos de Transplantes de Medula Óssea (ATMO), que palestrará  sobre o assunto.

Câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, o câncer é a segunda causa de mortalidade em pacientes abaixo de 19 anos. Estima-se que o câncer vitimará mais de 12 milhões de pessoas até 2030.


Fonte
Texto: Lú Braga - Assessoria Fhemeron
Foto: Ilustração campanha
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando, em caráter de urgência, a realização de oper

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)