Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Comissão quer levantamento completo do setor frigorífico



A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT), definiu que diante do volume de denúncias envolvendo o setor frigorífico de Rondônia, um levantamento minucioso deverá ser feito através dos órgãos responsáveis.

Segundo o deputado Lazinho, o primeiro passo é fazer, através da Agência de Desenvolvimento Silvo Agropastoril (Idaron) e da Secretaria de Estado da Agricultura, um levantamento do que representa, em números para o Estado, a estrutura de abate bovino.

Ficou definido ainda pelos membros da comissão que serão solicitados dos órgãos especificados a importância na economia de cada empresa frigorífica instalada no Estado, principalmente da Friboi, que enfrenta denúncias variadas.

Lazinho ainda quer saber a quantidade de tributos pagos pelos frigoríficos à Idaron; volume mensal de abate de cada empresa; situação trabalhista e detalhamento dos incentivos fiscais concedidos a cada empresa e sua validade.

O presidente da comissão frisou que a medida se faz necessária, no momento em que as denúncias de privilégios e sonegações de impostos estão tendo ampla repercussão e o Legislativo precisa estar ciente de todos os setores que implicam no desenvolvimento do Estado.

Participaram da reunião na Comissão Agropecuária os deputados Lazinho da Fetagro, Adelino Follador (DEM) e Ribamar Araújo (PT).

Fonte: David Casseb                                                                                                 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)