Terça-feira, 27 de março de 2012 - 20h33
Ao discursar durante evento de apoio a agricultura familiar na manhã desta terça-feira (27), em Ouro Preto do Oeste, o governador Confúcio Moura insistiu na tese de que a reforma agrária tem que ser feita de baixo para cima e não ao contrario. Esse conceito o governador já tinha defendido junto ao presidente do Incra, Celso Alvarenga, na semana passada em Brasília. Nesta manhã, diante de Alvarenga e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, voltou a defender mudança na forma de distribuição de terras.
Uma dos pontos fortes do modelo defendido por Confúcio, diz respeito aos custos e localização. Segundo ele, municípios e o estado podem negociar aquisição de terras a preços bem mais bem mais baixos que as adquiridas pelo governo federal.
Além disso, argumenta Moura, há a questão da localização. “Temos que acabar com a cultura de adquirir terra nos confins das matas e jogar as famílias sem estradas, longe de escolas e de recursos de saúde. O estado pode localizar áreas próximas das cidades, de escolas, de transporte, enfim, de uma infraestrutura mínima, que garanta o sucesso do assentado”.
“Temos gente morando há dois, três anos em acampamentos de lona a beira de estradas. Isso não é mais possível”, reclamou.
CONFLITOS
O governador fez uma eloqüente pregação em defesa da paz no campo. “Vamos buscar o fim dos conflitos, acabar com as mortes, desarmar o espírito e a cintura. Já nos expusemos demais aos conflitos da vida. Não vamos escrever com o sangue derramado a omissão do estado”, convocou.
TECNOLOGIA
Confúcio Moura reafirmou também a realização da I Feira de Tecnologia Rural, a Rondônia Rural Show, para o mês de maio e convidou o ministro Vargas para fazer a abertura do evento no dia 26. “O governo vai colocar dinheiro para garantir tecnologia no campo”, disse referindo-se ao Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), recentemente aprovado pela Assembléia Legislativa, por meio do qual o governo subsidiará os juros ao pequeno produtor na compra de tratores e equipamentos agrícolas. “Quero cada pequeno produtor com seu trator. É hora de ganhar dinheiro. O pequeno também precisa ter casa boa, não ter vergonha de comprar camionete, por o filho para freqüentar faculdade para ser advogado, engenheiro, médico e ajudar os pais”, defendeu.
REGULARIZAÇÃO
Ao final de seu pronunciamento, ao agradecer o ministro Pepe Vargas por priorizar Rondônia em seu primeiro compromisso externo, Moura falou sobre a regularização fundiária e disse que “só a entrega dos documentos terá como resultado dobar a riqueza do Estado”, afirmou.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)