Sábado, 3 de março de 2012 - 09h21
O Conselho Federal de Medicina (CFM) inicia na próxima quarta-feira, 7, em Brasília, uma ampla discussão com representantes dos Conselhos Regionais e das Associações Médicas de todo país a proposta da exigência da “ficha limpa” para os cargos de direção das autarquias e entidades da classe..jpg)
De acordo com o relator na Comissão da Ficha Limpa, do CFM, médico rondoniense José Hiran da Silva Gallo, a proposta se baseia em três pontos considerados relevantes para a atuação ética do profissional médico.
O primeiro define como “conflito de interesse”, com a obrigatória exigência do afastamento do cargo; a participação do médico para cargos de direção nas autarquias e entidades médicas nos casos em que estiver ocupando cargos de direção em hospitais e secretarias estaduais ou municiais de saúde. “Para concorrer o médico terá que se licenciar do cargo”, diz Gallo.
Depois vem o aspecto do “abuso de poder econômico”. O médico não poderá utilizar recursos obtidos com outras atividades, como por exemplo, de atividades empresariais, para se eleger a cargos de direção nas entidades e autarquias médicas.
Por último, vem o critério da “ficha limpa”, no verdadeiro significado da expressão: “qualquer condenação cível ou criminal, e até mesmo as impostas pelos Conselhos da classe tornam os candidatos inelegíveis”, explica Hiran Gallo.
Fonte: Cremero
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)