Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Delegado diz em audiência, ser preciso crer no ser humano



Representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesdec), o delegado Júlio Ugalde, durante audiência pública proposta pelo deputado Léo Moraes (PTB), na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (6) chamou o método APAC, tema do evento, de brilhante trabalho de ressocialização.

Para falar sobre a tema, o delegado disse ser de suma importância, acima de tudo, acreditar no ser humano. Segundo ele, é preciso começar a ressocialização pelo serviço público que, por sua vez, tem nas mãos a oportunidade de buscar o bem comum perante a sociedade.

Ugalde citou que em 2013, o governador Confúcio Moura (PMDB) convidou todos os secretários estaduais a trabalharem na ressocialização. De acordo com o delegado, na ocasião a Sesdec celebrou convênio com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) objetivando o trabalho e a realização de atividades com pessoas que cumprem pena.

O delegado citou como exemplo de trabalho da ressocialização a experiência de trabalhar com um apenado que utilizava a tornozeleira eletrônica. Segundo Ugalde, é possível perceber através das ações do condenado que passa por atividades de ressocialização, o arrependimento do crime cometido.

Júlio Ugalde afirmou que a Sesdec, junto a Sejus, tem procurado contribuir com a efetivação da segurança pública que, segundo ele, é um mecanismo integrado não somente com a Polícia Militar, mas com todos os setores.

O delegado disse que até então não conhecia o método APAC, mas afirmou
se sentir satisfeito por participar da audiência e ter a oportunidade de conhecer o trabalho proposto pela entidade.

“Estou muito satisfeito de estar aqui, difundir trabalhos alternativos. Precisamos dessas alternativas para ter de volta aquela pessoa que agiu em conflito com a lei e assim recuperar o maior número de pessoas possível”, concluiu Júlio Ugalde.

Fonte: Decom /ALE

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)