Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

A indicação foi feita ao Poder Executivo Estadual, extensivo à Casa Civil e à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG.


Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado - Gente de Opinião

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, para fins de direito e vantagens funcionais, do tempo de serviço prestado pelos agentes públicos da Administração Pública Direta e Indireta do Estado de Rondônia, incluindo suas autarquias e fundações, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19.

O cômputo valerá, se comprovada a não interrupção da prestação do serviço inerente ao cargo e que seja autorizada expressamente a contagem de tempos pretéritos que se enquadrem na referida hipótese.

Na justificativa, a deputada ressalta que durante o período da pandemia, “inúmeros agentes públicos da Administração Direta e Indireta do Estado de Rondônia, com suas autarquias e fundações, continuaram exercendo suas atribuições, muitas vezes em regime de tele trabalho ou de forma híbrida, garantindo a continuidade dos serviços públicos essenciais à população, em especial aos mais vulneráveis”.

Para a deputada, por conta de uma lacuna normativa, diversos servidores foram prejudicados por interpretações restritivas que desconsideraram esse tempo de efetivo exercício para fins de estágio probatório, progressões, promoções, adicionais por tempo de serviço, licenças por assiduidade, entre outros direitos previstos em lei.

Os servidores do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública do estado, tiveram projetos da mesma natureza, aprovados recentemente para garantir o direito à contagem do tempo de serviço na pandemia para progressão de carreira.

Além disso, tramitam projetos que estendem o direito aos servidores do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Estado.

Cláudia de Jesus quer garantir o mesmo, num único projeto, para todos os servidores do estado.

“Trata-se de medida de justiça administrativa, que não implica aumento de despesa imediata, pois apenas reconhece como válido o período já laborado por servidores que se mantiveram em exercício, ainda que em condições excepcionais”, disse a deputada.

A iniciativa encontra respaldo no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece os princípios da legalidade, impessoalidade,  oralidade, publicidade e eficiência, os quais não podem ser desconsiderados em momentos de crise, como o vivido durante a pandemia.

Acesse o link para ler a indicação:

ind_14008-25

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)