Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cristiane Lopes protocola projeto de lei para garantir segurança nas creches e escolas de todo Brasil

A violência escolar é um fenômeno preocupante no Brasil fazendo-se necessárias mudanças imediatas nas leis e diretrizes escolares


Deputada Cristiane Lopes protocola projeto de lei para garantir segurança nas creches e escolas de todo Brasil  - Gente de Opinião

Os incidentes de violência nas escolas, tanto os atentados que se concretizaram quanto às ameaças que vêm sendo identificadas, são alarmantes e exigem discussões profundas e medidas de prevenção enérgicas.

Com o intuito de aumentar a segurança de todos que convivem diariamente nas comunidades escolares, a deputada Federal e membro da Comissão de Educação, Cristiane Lopes, protocolou na Câmara Federal o projeto de Lei n° 1.681, que institui a Política Nacional de Segurança, Vigilância e Monitoramento das Creches e Escolas públicas e privadas.

A parlamentar explicou que, “o objetivo primordial do projeto é estabelecer medidas de reforço à segurança em creches e escolas da educação básica, públicas e privadas, determinando uma série de protocolos e ações de segurança, a fim de prevenir ataques que possam representar risco à integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar”.

O projeto prevê que todas as creches e escolas da educação básica deverão conter pelo menos um vigilante armado durante o período escolar, detectores de metais, cercas elétricas, sistema de comunicação imediata com autoridades policiais para utilização em casos de ameaça e emergência, câmeras de vídeomonitoramento na entrada das escolas, nos ambientes comuns e dentro das salas de aulas, além de um treinamento anual para os funcionários das escolas para a conscientização e identificação de possíveis sintomas que indiquem problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes.

Há anos, pesquisas têm indicado a alta incidência de casos de agressão, colocando o Brasil no topo da violência escolar, pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre aprendizagem (Talis), com cinco ataques mortais registrados entre setembro de 2022 e abril de 2023. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2022, 17,3% dos alunos tiveram que faltar a alguma aula por falta de segurança.

Desde 2011, foram 11 ataques a unidades educacionais em todo o país, incluindo o massacre de Realengo (RJ), o mais fatal, com 12 mortes. E a recente tragédia na creche do município de Blumenau, onde quatro crianças morreram. O episódio da professora Elisabeth, que foi agredida e morta em uma escola pública da Zona Oeste de São Paulo e o caso de um adolescente que feriu com facadas uma professora e alunos em uma escola particular em Manaus.

Cristiane Lopes reforça o compromisso em sempre buscar melhorias para o bem-estar e segurança dos alunos e profissionais da educação de todo país. “As crianças são tudo de mais valioso para as famílias e devem ser protegidas por todos, incluindo os poderes públicos de todas as esferas que devem enviar todos os esforços necessários para minimizar e anular eventuais danos que venham a ser causados por um agressor”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)