Quinta-feira, 15 de julho de 2010 - 10h39
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) pediu a interveniência do procurador geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, nesta quarta-feira, para assegurar a implantação de um projeto de assentamento para 600 famílias de seringueiros, remanescentes dos soldados da Borracha, no município de Cujubim.
O projeto está sob a responsabilidade do Incra, mas de acordo com o parlamentar, o atraso na implantação está gerando um novo ‘barril de pólvora’ com invasões armadas, posse de áreas com uso de violência e documentos falsos, e vendas fraudulentas. Essa situação já teria sido relatada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por Amorim, através de ofícios.
“Essa situação tem levando a intranqüilidade e insegurança aos valorosos soldados da borracha. Já enviamos vários ofícios ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, pedindo providencias para se evitar possíveis desvios de finalidades, e seja realizado na sua integralidade o objetivo final do projeto de assentamento dos seringueiros. Estranhamente até a presente data não temos resposta do MDA ou dos seus órgãos”, reclama o parlamentar ao procurador geral.
Amorim lembra em seu despacho ao procurador geral, a trajetória dos soldados da borracha durante a segunda guerra mundial, onde cerca de cinqüenta mil homens recrutados vieram para a Amazônia, cumprir 41 acordos militares do governo brasileiro com a missão de extraírem látex para abastecer a indústria bélica das forças aliadas.
“Esses bravos brasileiros enfrentaram a selva amazônica atendendo uma convocação da pátria, abandonando suas terras e suas famílias para atender o chamado do seu país na defesa da democracia ameaçada. A nação brasileira deve a esses bravos patrícios idêntico tratamento dado aos nossos queridos pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), pois também participaram de um campo de batalha onde mais de vinte mil pereceram nas matas amazônicas cumprindo suas missões com a pátria”, destaca Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)