Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Jair Montes defende educação inclusiva para pessoas com autismo com Escolas-Polo e contratação de equipe multidisciplinar

Seduc atendeu pedido do deputado e abriu processo seletivo para cuidadores, professores, psicólogos, assistentes sociais e intérpretes de libras


Deputado Jair Montes defende educação inclusiva para pessoas com autismo com Escolas-Polo e contratação de equipe multidisciplinar  - Gente de Opinião

O deputado estadual Jair Montes (Avante) tem dialogado com pais de crianças com espectro autista sobre a necessidade de implementação de uma política estadual voltada às pessoas com autismo. “ A minha intenção ao fazer essas indicações ao Governo é garantir, de forma individualizada em sala de aula, um professor especializado com formação e habilitação em educação especial, capaz de dominar as técnicas específicas de educação, voltadas para pessoas que apresentam autismo, explicou o deputado. 

Diante de várias denúncias e reclamações o parlamentar solicitou à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU) um levantamento das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) junto as unidades estaduais de saúde e aos municípios do estado de Rondônia. 

O objetivo, afirma o parlamentar, é articular e ampliar os serviços oferecidos com vista a reforças direitos já assegurados em lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

“São muitos pais que me procuram porque não conseguirem por exemplo assegurar vaga nas escolas públicas e outros atendimentos, pois muitas escolas não tem uma equipe treinada para uma educação inclusiva. ”Ressaltou Jair Montes. 

O parlamentar através de indicação solicitou a Seduc que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Petrônio Barcelos e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Castelo Branco, situada no bairro Arigolândia, no bairro Nova Porto Velho, ambas na capital, sejam transformadas em Escola Polo de Educação Inclusiva.  

E que ambas tenham atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), com currículo e proposta pedagógica inclusiva, recursos psicopedagógicos, oferta de vagas nas salas de aulas e oportunizar formação aos professores e assistência às famílias. 

A Seduc por sua vez lançou o Processo seletivo para contratar professores, interpretes de libras, cuidadores, assistentes sociais e psicólogos. 

“São 199 vagas e agora os técnicos da Seduc estão fazendo o levantamento com as coordenadorias de todo o Estado para avaliação das necessidades e quantidades de profissionais para cada escola. Fico imensamente agradecido ao Secretário Suamy Vivenda por estar atento a essa situação que precisa ser resolvida. ” Explicou Montes. 

O Autismo, conhecido cientificamente como Transtorno do Espectro Autista, não é considerado uma deficiência; tampouco uma doença. Isso porque o autismo consiste em um transtorno global do desenvolvimento que começa na primeira infância e que tem como principal sintoma a dificuldade de interação social e comunicação. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)