Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Desempregados terão isenção em concurso do municipio


 
O Poder Legislativo aprovou o Projeto de Lei nº. 2460/2010 de autoria do Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) que isenta o cidadão comprovadamente desempregado do pagamento da taxa de inscrição em concurso público promovido pela promovido pelos órgãos da administração direta ou indireta Município de Ji-Paraná.

Para ter direito a isenção o cidadão requerente deverá apresentar um requerimento específico fornecido pelo Município, cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cópia do formulário de rescisão de contrato de trabalho, cópia do comprovante do seguro-desemprego e uma declaração assinada pelo candidato de que está fora do mercado de trabalho.

Para o autor do projeto de lei, o concurso público é um processo seletivo em que todos devem ter a oportunidade de acesso, no entanto, devido a tamanha desigualdade social, muitos não podem contar com esta oportunidade devido à obrigatoriedade do pagamento das taxas de inscrição.

Nilton argumentou ainda que para o desempregado, os concursos públicos são o sonho de conseguir um emprego digno e seguro em que possam sustentar sua família e a taxa de inscrição em função do valor, na maioria dos casos, acaba se transformando em uma grande barreira para participação deste candidato. Além disso, o desemprego caminha ao lado da necessidade e consiste em um dos principais problemas sócio-econômicos do país, tornando a sobrevivência da população carente uma enorme dificuldade até para satisfazer as mínimas necessidades de alimentação e moradia.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)