Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Dia especial no TCE tem peça teatral para servidores e celebração de contrato para gestão de pessoas


 Dia especial no TCE tem peça teatral para servidores e celebração de contrato para gestão de pessoas - Gente de Opinião

 

Uma programação especial com direito, entre outras ações, à realização de sessão exclusiva para os servidores da peça teatral Einstein e à celebração do contrato de consultoria entre o Tribunal de Contas e a Fundação Dom Cabral (FDC), visando à implantação do novo modelo de política de gestão de pessoas por competências na Corte, marcou esta sexta-feira (6) no TCE-RO.

 

Na peça, um monólogo interpretado pelo ator Carlos Palma, buscou-se apresentar pensamentos do físico Albert Einstein, mostrando uma visão humana do gênio, envolvendo não apenas aspectos de sua rica produção intelectual, mas também relacionados aos seus relacionamentos familiares, dificuldades, críticas à sociedade de sua época, entre outros.


Dia especial no TCE tem peça teatral para servidores e celebração de contrato para gestão de pessoas - Gente de Opinião

 

Ao final do espetáculo, Carlos Palma fez questão de agradecer o apoio do TCE e das instituições parceiras na realização do evento, citando a importância do exemplo dado pela instituição, por meio de sua direção e servidores, em valorizar a produção artística.

 

Já o conselheiro presidente Edilson de Sousa citou a sintonia entre a peça e o processo em curso no Tribunal de Contas, visando à produção de uma reflexão sobre princípios que norteiam a vida humana, entre os quais, ética, moral, quebra de paradigmas e mudança de atitude.

 

Nesse aspecto, mencionou, em especial, a implantação da nova política de gestão de pessoas por competências na Corte. “Assim como destacado na peça, este é um sonho que se transforma em realidade para vivenciarmos juntos e colhermos seus bons frutos”, disse, lembrando ainda que o processo que culminou na assinatura do contrato de consultoria com a FDC iniciou-se ainda na gestão passada, presidida pelo conselheiro José Euler Potyguara.


Dia especial no TCE tem peça teatral para servidores e celebração de contrato para gestão de pessoas - Gente de Opinião

 

CONSULTORIA

 

Já a cerimônia de assinatura do contrato teve a presença do diretor executivo da Fundação Dom Cabral, Roberto Sagot, além de consultores e diretores da empresa J. Valério, representante da instituição em Rondônia, e representantes dos sindicatos de classe que atuam na Corte de Contas: SindControle e SindContas.

 

Sagot, em seu pronunciamento, citou a relevância do trabalho que será realizado no TCE, em face da importância do órgão para a boa aplicação dos recursos públicos e, consequentemente, um serviço de melhor qualidade ao cidadão.

 

A explanação sobre as ações que serão executadas no TCE ficou a cargo da gerente de desenvolvimento da Dom Cabral, Juliana Azeredo, e do professor FDC Gilberto Porto. Destacou-se, entre outros pontos, o modo como será feita a modelagem dos subsistemas que compõem o programa de gestão por competências, envolvendo também a gestão do desempenho e o plano de cargos, carreira e remuneração.
 

Dia especial no TCE tem peça teatral para servidores e celebração de contrato para gestão de pessoas - Gente de Opinião

 

Sobre a contratação da consultoria, o conselheiro Edilson lembrou que a ação guarda sintonia com o Plano Estratégico do TCE, representando um esforço da instituição para promover uma nova cultura de gestão de pessoas, que possa alinhar as expectativas de cada servidor com as da instituição.

 

“É uma construção coletiva, na qual, juntamente com a Fundação Dom Cabral, os sindicatos e todos os servidores, buscamos materializar o Tribunal de Contas do futuro, com uma visão focada nas pessoas e trazendo resultados efetivos e positivos para a nossa sociedade”, acentuou.

 

Ainda durante o evento, o conselheiro mencionou ações que estão sendo ou serão realizadas no âmbito administrativo, impactando em melhorias para os servidores, como a implantação da jornada flexível de trabalho; utilização de novas ferramentas eletrônicas (Gedoc e Minuta Eletrônica); reforma e modernização do edifício-sede da Corte; implantação da política de atendimento aos servidores que têm necessidades especiais; entre outras.

Foi feito ainda o lançamento do novo portal da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) do TCE, desenvolvido com conteúdos variados, entre os quais, o Portal do Servidor, servindo assim como fonte de consultas para os agentes públicos do TCE (membros, servidores, estagiários) em assuntos relativos a essa área. O novo site é acessado apenas pela intranet.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)