Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Emater-RO discute assistência técnica a povos indígenas


Em muito breve a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) destacará seus técnicos para atuarem em comunidades indígenas de Rondônia. A articulação para assinatura de um Termo Técnico foi discutida nesta quarta-feira (19), em reunião realizada na sede da instituição, em Porto Velho, entre a diretoria da Emater, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Coordenadoria dos Povos Indígenas do Estado de Rondônia (Copir).

O apoio da Emater e do estado como um todo é de suma importância para que os povos indígenas passem a ser visto como pessoas capazes de produzir como qualquer outro produtor rural. “É preciso que o índio seja visto como promotor do desenvolvimento do estado”, argumenta o articulador indígena Marcos Apurinã, que também integra a organização da Conferência da Política Indígena no estado.

Segundo o vice-presidente da Emater. José de Arimateia da Silva, a reunião tratou das ações de assistência técnica que a Emater levará às comunidades indígenas. “Nós trabalharemos em com junto com Funai, integrando as ações das duas instituições”, diz o vice-presidente.

O Termo de Cooperação garantirá orientação e capacitação técnica em vários segmentos produtivos, beneficiando 54 povos indígenas, num total de 18.000 indígenas. “Queremos também que o nosso produto seja legalizado para que possamos comercializar nossa produção”, explica Marcos Apurinã, dizendo que já mantiveram conversas com o governador Confúcio Moura e com outras secretarias de Estado a fim de viabilizar essa ação.

Marcos falou ainda da disposição do governo estadual em apoiar o seminário que será realizado pela Copir e o Projeto Pacto das Águas no intuito de discutir a produção indígena e a extração da castanha-do-brasil. “Para nós é um avanço, pois temos dificuldade d colocar nosso produto no mercado”.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a participação da Emater na Conferência de Política Indigenistas, cuja 1.ª etapa será realizada em Porto Velho, de 16 a 18 de setembro. De acordo com o coordenador da Conferência em Rondônia, Vicente Batista Filho, a Emater direito a voz e voto e poderá levar propostas que vão ao encontro das necessidades dos povos indígenas de Rondônia.

A Conferência reunirá 235 indígenas, 104 organizações governamentais e 11 representações não governamentais, além de convidados e simpatizantes. Após essa etapa, as reivindicações serão consolidadas e encaminhadas para a Conferência Nacional de Política Indigenistas a ser realizada de 17 a 20 de novembro deste ano, em Brasília, que reunirá povos indígenas e representantes das instituições de todo o país.

Também participaram da reunião que discutiu i Termo de Cooperação entre a Emater e a Funai o coordenador da Funai de Guajará-Mirim, Adilson dos Santos, o coordenador adjunto da Funai de Cacoal, Ricardo Prado, o representante da Copir, Rubens Suruí, o indigenista Nestor Odício da Silva e o gerente regional da Emater do Território Madeira Mamoré, Hilton Chaves.

Fonte: Wania Ressutti
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)