Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Emeron promove curso de Atualização em Direito Processual para magistrados



O curso faz abordagem as intensas e sucessivas reformas sofridas pelo Código de Processo Civil Brasileiro. Na próxima semana háverá outra turma assegure sua vaga.
 
Com o objetivo de promover o conhecimento das modificações trazidas pelas sucessivas reformas do Código Processual Civil Brasileiro, em que várias leis ampliaram os poderes dos juízes, a Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron oferece a magistrados do interior o curso de Atualização em Direito Processual Civil Brasileiro, em Porto Velho.
 
A Escola aproveitou a presença dos juízes e servidores do interior que participaram esta semana do curso de Redação Forense, para proporcionar  atualização na área de Direito Processual Civil, com a renomada doutora Gisele Leite, mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e também mestra em Filosofia pela UFF, além de doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Ela é professora da Universidade Veiga de Almeida, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, do Centro Universitário da Cidade, da Universidade de São Paulo, entre outras renomadas instituições. É conselheira-chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas e articulista de revistas especializadas do Direito como COAD, Consulex, Forense Eletrônica, e ainda de diversos sites, entre eles, www.jornalismo.com.br , www.netlegis.com.br , www.direito.com.br , www.ambito-juridico.com.br , www.boletimjuridico.com.br , www.mundojuridico.com.br .

Segundo a professora, o curso enfoca as intensas e sucessivas reformas sofridas pelo Código de Processo Civil Brasileiro, com desiderato de debater as questões controvertidas que não são pacíficas nem em doutrinas e nem em jurisprudência. Para ela, a iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia demonstra que a instituição está preocupada em oferecer aos juízes e serventuários equipamento indispensável, que é a atualização constante para melhor servir o jurisdicionado com justiça célere e efetiva. "É um compromisso que o Tribunal assume com seus juízes e servidores, trazendo professores balizados, para que possam repassar o conhecimento adequado, facilitando assim a prestação da tutela jurisdicional". Também fez elogios à participação da Escola e ao interesse dos participantes. "Pude obsevar que o julgador de Rondônia quer produzir um trabalho digno, efetivo e respeitado".

Na análise da juíza substituta Márcia Gomes Serafim, o curso foi realmente necessário para atualização quanto às alterações no Código de Processo Civil. "A iniciativa do Tribunal de Justiça, através da Emeron, é louvável, e desde já esperamos que mais cursos sejam oferecidos".

O juiz Haruo Mizusaki, de Ouro Preto, também ressaltou a importância do curso. "Discutimos pontos polêmicos da nova lei. Espero que outros cursos possam ser oferecidos a nós, como o de processo penal, por exemplo".

O diretor da Escola, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que tem proporcionado diversos aperfeiçoamentos e capacitações - trazendo professores com grande experiência em temas de interesse da magistratura -, agradeceu a presença de todos. "Sem dúvidas, quem ganhará é o jurisdicionado que será atendido por pessoas extremamente capacitadas".

Uma nova turma de magistrados e servidores participarão do curso, de 26 a 28 de novembro. Não perca a oportunidade de se atualizar.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3217 5035 ou 3217 5034.

Fonte: Ascom - TJ RO

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)