Quinta-feira, 17 de maio de 2007 - 18h36
Fátima Cleide: mais de 2.500 homossexuais e transexuais foram assassinados nos últimos 15 anos
Ao lembrar que se comemora nesta quinta-feira (17) o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) afirmou que mais de 2.500 homossexuais e transexuais foram assassinados no Brasil nos últimos 15 anos. Ela disse ainda que, tomando-se como base apenas os casos informados por jornais, verifica-se a média de um homossexual morto a cada 48 horas. Mas a parlamentar ressalvou que a violência noticiada pela grande imprensa "está muito aquém das proporções reais com que se dá em nosso cotidiano".
- Não se contam aqui os suicídios nem os casos de agressão que não resultam em morte, mas deixam graves seqüelas físicas ou psicológicas - disse ela. Por outro lado, a senadora declarou que "a crescente organização política dos homossexuais tem trazido avanços que ajudam o Brasil no combate à exclusão e à discriminação e na construção de uma cultura de paz e concórdia".
Fátima Cleide lembrou que o governo federal implementa desde 2004 o programa Brasil sem Homofobia, o qual inclui ações nas áreas de saúde, segurança, trabalho e educação. Essa iniciativa é da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República.
A senadora também lembrou que tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que classifica como crime a discriminação contra os homossexuais. É o PLC 122/06, do qual ela é relatora no Senado. A parlamentar informou que no dia 22 de maio a Câmara dos Deputados promove o 4º Seminário Nacional sobre Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, a partir das 9h30, no plenário 9 daquela Casa. Já no dia 23, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado realiza mais uma audiência pública para debater o PLC 122/06.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)