Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

FIERO: chamada de projetos do Programa INOVA Talentos



O lançamento do programa em Porto Velho acontece segunda-feira, 10 de novembro, a partir das 15 horas, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). O Programa Inova Talentos é resultado de uma parceria entre Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai custear a permanência dos estudantes e profissionais nas empresas. O programa visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro.

O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú destaca a importância do programa e explica que o Inova Talentos foi idealizado para estimular a indústria brasileira a manter-se competitiva, diversificada e inovadora, conceitos que perfazem o caminho para o desenvolvimento sustentável do país.

Já o superintendente do IEL Rondônia, Elcimar Fernandes complementa afirmando que o objetivo também é de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). “A ideia é simples: selecionar, capacitar e inserir no mercado de trabalho, profissionais para exercerem atividades de inovação” garante Fernandes.

Além da presença do presidente da FIERO, Denis Baú, do superintendente do IEL/RO, Elcimar Fernandes, o evento vai contar com a participação de empresários de vários segmentos, dentre outros convidados.

Até 2015, o Programa Inova Talentos vai investir R$ 29 milhões na concessão de mil bolsas extensão inovadora para estudantes do último ano da graduação e profissionais recém-formados que queiram desenvolver inovação dentro das empresas, seja em processos, produtos ou serviços. No Paraná, para a 1ª Edição serão concedidas 30 bolsas, mas o número pode aumentar dependendo da quantidade de projetos inscritos.

Para participar, as empresas devem apresentar um projeto de inovação no qual o profissional selecionado terá uma contribuição relevante. O IEL realizará um processo estruturado de assessoria aos participantes que terão a oportunidade de vivenciar o ambiente empresarial, e receberão capacitações que visam o desenvolvimento de competências comportamentais, gerenciais e técnicas.

O lançamento acontece também em Cacoal, dia 11 de novembro, às 19h00, na Escola SENAI local.

Fonte: Humberto Oliveira

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)