Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Follador exige prioridade para agricultura familiar



O deputado Adelino Follador (DEM) esteve reunido, na manhã de sexta-feira (26), com um grupo de pequenos produtores de Ariquemes, para ouvi-los sobre a venda direta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O parlamentar apurou que muitos agricultores familiares do Estado de Rondônia, estão sendo excluídos do processo de venda direta com a manipulação de cooperativas e consentimento da Seduc.

Estes agricultores têm comercializado com o Programa há vários anos, com a qualidade exigida dos produtos. “A Seduc não pode limitar os produtores de continuar estas vendas, o que está acontecendo é que as cooperativas têm atravessado a negociação”, disse Follador.

O deputado afirmou que não é contra as cooperativas, porém a participação das mesmas deve ser inclusiva, pois o propósito do Programa é beneficiar um grande número de pequenos produtores e o que está acontecendo é o benefício de pequenos grupos em torno destas cooperativas.

“Até obter esta conquista foi uma luta muito grande dos pequenos agricultores, não podemos agora nos acomodar e deixar que eles percam este direito”, comentou o deputado.

Continuando, Adelino disse que a legislação deve ser mudada, através de alteração na Resolução CD/FNDE nº 26, estabelecendo uma prioridade clara para agricultura familiar.

“Vamos marcar uma reunião na Assembleia Legislativa, convocando todos os setores responsáveis para discutirmos o tema e estabelecer critérios definitivos que não prejudique o pequeno produtor rural”, concluiu o parlamentar.

Na semana passada o deputado Adelino Follador esteve na Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), em Ariquemes, exigindo que as compras dos alimentos sejam feitas, preferencialmente, dos agricultores familiares.


 

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)