Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Funcultural e Iphan iniciam gradeamento da EFMM


 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

A Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), iniciou na terça-feira, 26, os trabalhos para realizar o gradeamento que delimita o Complexo da Estrada Ferro Madeira Mamoré. A iniciativa atende a uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF) que visa facilitar a preservação do patrimônio histórico cultural e definir os horários funcionamento.
De acordo com o diretor do Departamento de Arte e Cultura da Funcultural, Flammareon Jackson Farias Cruz, o cercamento inicia na Avenida Farquar, próximo ao anfiteatro, e vai até o Cai N'Água. “Na terça, a equipe começou a organizar o canteiro de obra, recebendo o material no local e iniciando a abertura dos buracos. O material utilizado no local será colunas de metal e concreto semelhante aos que havia antes. A partir do término da obra haverá um horário para visitação”, disse.

Gente de Opinião
“Estamos durante todo este período limpando o local, fazendo o monitoramento da área, a jardinagem e conservação do espaço. Agora, com a autorização do Ministério Público Federal, estamos retirando os resíduos das áreas que pertencem à União como o galpão antigo e a oficina. Nosso projeto também prevê a construção de banheiros”, acrescenta o diretor Flammareon.

Gente de Opinião

O Decreto n.º 13.694, de 17 de Novembro de 2014, estabelece que a responsabilidade da administração do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é da Fundação Cultural do Município de Porto Velho. O dispositivo dá poderes à Funcultural para estabelecer as diretrizes de uso do espaço público do ponto turístico, elaborar regimentos, organizar e manter atualizados os cadastros dos interessados para fins de utilização pela população e demais usuários institucionais, e ainda executar os procedimentos administrativos que guardem o bem público, nas formas de concessão, permissão de uso e convênios. Ainda segundo o decreto, o horário de funcionamento do local deve ser de 8h às 00h.


Por Rebeca Barca | Fotos Frank Néry

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)