Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governadores da Amazônia definem documento para Rio+20


Governadores da Amazônia definem documento para Rio+20 - Gente de OpiniãoRealizado na cidade de Manaus, na sede do governo do Amazonas, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que reúne os chefes do Executivo estadual dos noves estados da região, definiram na última sexta-feira, 1º, o documento final com a posição dos Estados para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que será realizada nos próximos dias no Rio de Janeiro.

A carta foi entregue a ministra Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para ser repassada a presidenta Dilma Rouseff.

Intitulado como “Carta dos Governadores da Amazônia”, o documento contem as considerações que reflete a posição dos Estados junto ao governo Federal. Estiveram presentes no Fórum os governadores de Roraima, José de Anchieta; do Amazonas, Omar Aziz; do Mato Grosso, Sinval da Cunha; Confuncio Aires, de Rondônia e os vice-governadores do Pará, Acre, Amapá e Tocantins, além do secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Mendes, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Pelo governo Federal as ministras Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, participaram da discussão final da Carta.

Entre as proposições da Carta estão a criação do Conselho do Desenvolvimento Sustentável com a participação dos governos Federal e Estaduais, sociedade civil organizada e os municípios para que o desenvolvimento sustentável possa acontecer de forma mais efetiva na região Amazônica como um espaço de dialogo permanente e compromissos com a região Amazônica.

Para o governador Anchieta Júnior “A Carta posiciona a Amazônia como região estratégica para o Brasil e o mundo. A Amazônia é uma região caracterizada por uma imensa riqueza e por uma imensa exclusão. Temos que dar prioridade para as pessoas que vivem na Amazônia, ampliar os investimentos em Ciência e Tecnologia e criar um modelo de desenvolvimento para a região que concilie desenvolvimento, preservação e inclusão social”, diz Anchieta

No documento também está formalizado o pedido de uma nova estrutura de governança que considere o modelo sustentável, inclusão social, a erradicação da pobreza, economia verde e inclusiva, implementação de ferramentas para a regularização fundiária e o Programa de Aceleração do Crescimento da Economia da Floresta na Amazônia (PAC Florestal) que tem o objetivo de impulsionar o crescimento do setor florestal.

Durante toda a manhã de hoje, governadores e ministras, debateram e esclareceram diversos pontos da Carta. Em entrevista coletiva, Ideli Salvati, destacou o apelo mundial da Amazônia e a relevância que a região terá durante a conferência da ONU. “É fundamental essa iniciativa dos governadores de construir esse documento colocando suas necessidades, os avanços e os pleitos para o governo Federal”. Ideli ressaltou ainda que a Carta dos Governadores é uma das principais deliberações em avançar nos temas que será debatido na Rio+20.

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a evolução da Amazônia nos últimos 20 anos quando foi realizada a ECO 92. “Se comparamos a Amazônia 20 anos atrás e como ela se apresentava ao mundo com altos índices de desmatamentos e queimadas, e hoje temos uma região que vai se apresentar ao mundo com a menor taxa de desmatamento da história e com avanços nas suas políticas de desenvolvimento regional”, disse.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, enfatizou que os governadores da região irão continuar com o apoio a política energética do governo Federal para a Amazônia. “Fizemos tratativas sobre o documento e nele está reforçado o nosso apoio irrestrito para a sua política energética na região, pois sem isso não será possível futuramente desenvolver esses estados”, afirmou Aziz.

Ao final do Fórum, os governadores e a ministra Ideli Savalti ouviram os representantes dos grupos majoritários do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que estavam reunidos desde último dia 3º de maio, no hotel Tropical e receberam a “Carta da Amazônia Brasileira para Rio+20”, documento construído com as proposições dos segmentos da iniciativa privada, trabalhadores e sindicatos, mulheres, crianças e juventude, agricultores, povos indígenas e comunidades tradici

Fonte: Roraima em foco / Hanna Gonçalves
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)