Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governo e Forças Armadas finalizam preparativos para a Semana da Pátria


Gente de Opinião

Comissão discute detalhes do evento cívico

Representantes do governo de Rondônia, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e prefeitura de Porto Velho reuniram-se para ultimar os preparativos para a Semana da Pátria. A abertura da semana será realizada na terça-feira (1/9), na praça Getúlio Vargas, em Porto Velho.

No dia 7 de setembro, quando é realizado o desfile, a Polícia Militar em parceria com a Polícia do Exército (PE) fará o policiamento nos acessos às áreas reservadas para autoridades, imprensa e especiais (idosos, gestantes e PNEs), que contarão com tendas e cadeiras para melhor acomodá-los.

O policiamento ostensivo do trajeto do ato cívico e do entorno também será rígido, garantindo a segurança da população. As escolas selecionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para participar do desfile são Tiradentes, Carmela Dutra, Castelo Branco, Barão de Solimões, Eduardo Lima e Silva, Daniel Neri, Ulisses Guimarães, Juscelino Kubitschek, Flora Calheiros e Araújo Lima.

A programação do desfile de 7 de setembro já está definida e começará às 19h, com a revista da tropa pelo governador do Estado, Confúcio Moura, acompanhado do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS) e do desfile, general de Brigada Costa Neves; em seguida iniciarão os desfiles militar e estudantil.

Gente de Opinião

Trajeto do desfile de 7 de setembro

O desfile será realizado na avenida Migrantes, entre as avenidas Jorge Teixeira e Rio Madeira, que terá iluminação reforçada por oito refletores de quatro mil watts cada. O sistema de som terá caixas de som distribuídas ao longo de todo o trajeto.

As bandas militares (Exército, Polícia Militar e Aeronáutica) que acompanharão suas corporações depois do desfile de cada unidade unem tocando em conjunto. A população vai contar com 35 banheiros químicos mistos (masculino e feminino), dos quais três adaptados para pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNEs), distribuídos pelo percurso.

CORRIDA 17ª BIS

A 17ª BIS promoverá a primeira corrida de aventura ‘Corrida da Independência’ em Porto Velho. As inscrições das equipes poderão ser feitas de 31 de agosto a 15 de setembro na sua sede, localizada na avenida Duque de Caxias. Segundo o coronel Mattos, o evento será aberto tanto a militares quanto civis, com equipes mistas (militares, civis, homens e mulheres) em corrida contínua de aproximadamente 28 quilômetros.

As seis modalidades envolvidas são corrida através de selva de cinco quilômetros; natação 300 metros no rio Madeira; travessia de barco a remo do rio Madeira (acima da barragem da hidrelétrica Santo Antônio) de aproximadamente 1,5 quilômetros; deslocamento de 15 quilômetros em bicicleta; rapel do vão central da ponte sobre o rio Madeira (BR-319) e término com uma corrida urbana da ponte até a 17ª a Brigada.
 



Fonte
Texto: Marco Anconi
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)