Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Grupo de Trabalho para propor ações contra alagações


A produção de dados para a elaboração de políticas públicas direcionadas à proteção dos igarapés de Porto Velho e à prevenção de alagações é o principal objetivo do Grupo de Trabalho (GT), integrado pela prefeitura da capital, pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). No GT o município é representado pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Sempla) e de Projetos e Obras Especiais (Sempre). A criação do GT foi anunciada em uma reunião no Ministério Público Estadual.

Para a secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol, ter em mãos esse diagnóstico é importante para que o município possa trabalhar de forma mais eficiente as obras de combate às enchentes e alagações, que ainda ocorrem em algumas áreas da cidade. “Com essas informações vamos poder adequar os nossos projetos, e até o Plano Diretor, se for o caso, para podermos trabalhar as ações preventivas de forma mais efetiva e eficiente”, disse.

No entanto a secretária adjunta da Sempre adiantou que o grande problema enfrentado hoje, em Porto Velho, é a ocupação das áreas de inundações, principalmente às margens dos canais que cortam a cidade. A saída é a remoção das famílias para que essas áreas sejam urbanizadas.

Como medida de prevenção, a prefeitura já realiza um trabalho de monitoramento dos canais que possibilitou a realização de um estudo sobre os igarapés Grande e Santa Bárbara, que verificou os níveis de risco (baixo, médio e alto) nesses locais. Os dados foram coletados a partir da instalação de pluviômetros (equipamentos utilizados para medir o volume das chuvas) e também por meio do trabalho de campo dos estagiários do curso de engenharia civil da Unir e Faro. Essas informações são coletadas pelo Sipam e o monitoramento das bacias está sob a responsabilidade da Defesa Civil Municipal.

Por meio do projeto, foram instaladas cinco estações pluviométricas, nas bacias do Santa Bárbara e Igarapé Grande, igarapé do Tancredo Neves, da Penal, Canal dos Tanques e Caladinho. As estações estão alojadas na escola Guadalupe (Bacia da Penal), Joaquim Vicente Rondon (Bacia Grande) Sesi, Colégio Tiradentes e escola Marcelo Cândia.

O diagnóstico e mapeamento de riscos na bacia do Igarapé Grande, trabalho executado por estudantes da Unir sob supervisão da professora Eloisa Della Justina, foi apresentado na reunião ocorrida no MP. O estudo constata que a maior bacia urbana da capital tem seu leito invadido por moradias e foram registrados desmoronamentos em diversos pontos, como nas ruas Três e Meio, Cingapura e Pinheiro. Na próxima etapa será feito o zoneamento que apontará as áreas que alagam e sujeitas a desmoronamento ao longo do córrego. O estudo também será feito nos demais igarapés da cidade.

Na reunião, o Sipam também apresentou o primeiro estudo feito em cima dos dados coletados pelas estações pluviométricas, que registram o volume nesses locais. Nesse primeiro momento, foi dado enfoque à distribuição espacial de alguns eventos de chuva (com acumulados acima de 100 milímetros), como o ocorrido no último Natal. Os resultados mostraram grande variabilidade entre a quantidade de chuva nas diferentes zonas da cidade, mas não puderam comprovar, ainda, onde a incidência de chuva é maior.

No encontro, o representante do Sipam, José Carvalho, chefe da Divisão de Meteorologia do órgão, adiantou que essa análise não pode ser feita porque o estudo abrangeu o período dos últimos três meses, o que é insuficiente para se ter um padrão de distribuição espacial de precipitação pluviométrica. Mas que esse diagnóstico será conhecido com a continuidade do monitoramento.

Fonte:
 Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)