Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

HB registra caso raro de nascimento de trigêmeos



A maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) registrou, nesta semana, um caso raro de nascimento de trigêmeos. O parto aconteceu no Centro Obstétrico da unidade. Os bebes, duas meninas e um menino, nasceram na 33ª semana de gestação. Após o parto, realizado na última quarta-feira (05), as crianças foram transferidas para o berçário de UTIs neo-natais do hospital. O último caso registrado de parto de trigêmeos no HB aconteceu em 2003.

A gestação de trigêmeos é rara e considerada um atendimento de alta complexidade. Para realizar esse serviço é necessária uma estrutura física e humana de qualidade. “Os recém-nascidos estão sendo assistidos por uma equipe qualificada, elas estão estabilizadas e apresentam um bom quadro clínico. A mãe, de 21 anos, vinda do município de Jarú também passa bem”, destacou Amado Rahhal, diretor geral do HB.

A gravidez de trigêmeos, quando não relacionada à fertilização assistida é um fato raro. A incidência da gestação natural de trigêmeos, sem inseminação artificial, é uma para cada 9.000 nascimentos. O HB realiza, em média, 3.000 partos por ano. O último caso registrado de parto de trigêmeos no hospital aconteceu em 2003. Desde então a unidade realizou aproximadamente 19.000 partos.

Dois novos aparelhos de ultra-som - “A gravidez foi acompanhada pelo HB desde as primeiras semanas de gestação, a mãe realizou todo o pré-natal e exames necessários, através do nosso serviço materno infantil. Esse trabalho, que funciona em um centro especifico de atendimento, oferece para mães e recém-nascidos salas de vacina, testes de orelhinha e pezinho, consultas especializadas, banco de leite e leitos de UTIs”, explicou Amado Rahhal.

O centro de atendimento a gravidez de alto risco do HB oferece 14 leitos de UTIs neo-natais e 08 pediátricos. O local, conta ainda com 52 leitos ambulatoriais para gestantes e recém-nascidos. “A administração Ivo Cassol está investindo com responsabilidade no setor, nos próximos dias, entra em funcionamento dois novos aparelhos de ultra-som. Um será instalado no Centro Obstétrico do HB e outro na Policlínica Oswaldo Cruz. Os equipamentos serão usados exclusivamente no atendimento a gestações de alto risco”, completou o diretor do HB.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)