Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Hélio aponta desafios da educação ao falar sobre o Dia do Professor



Ao fazer uma reflexão sobre a data em que se comemora no Brasil o Dia do Professor, o advogado Hélio Vieira da Costa disse, nesta quarta-feira, que o maior desafio da educação é concretizar uma grande articulação envolvendo todos os segmentos da sociedade e do Poder Público no compromisso com a efetiva melhoria da qualidade do ensino. A opinião é do advogado Hélio Vieira da Costa, ele próprio um exemplo de pessoa de origem humilde que se destacou na vida a partir da valorização dos estudos. Filho de gari, Hélio teve a percepção de que só através dos estudos seria possível uma vida com outras possibilidades.

Com a crise que o mundo vive atualmente, o maior desafio é garantir emprego e renda às pessoas para evitar a degradação do tecido social. Nesta perspectiva, destaca o advogado, fazer uma aliança de trabalho entre a escola e a comunidade constitui-se em exercício constante de cidadania e de aprimoramento para transformar a sociedade e alcançar as metas do milênio.

De acordo com o advogado, o sistema de vida atual promove desigualdade no acesso à educação, aos bens de primeira necessidade e a exclusão social.
Hélio Vieira cita um dado alarmante constatado a partir de pesquisas envolvendo os professores de várias regiões do Brasil: mais de 80% dos professores se sentem desvalorizados e, paradoxalmente, afirmam que mais dá satisfação a categoria é a relação do professor com seus alunos. Como presidente da Ordem dos advogados do Brasil Seccional Rondônia, Hélio afirma que cabe a advocacia reconhecer o fundamental papel da educação no desenvolvimento social e econômico do país.

Ensinar, segundo Hélio Vieira, é uma tarefa complexa e exige que se tenha conhecimento e habilidade para a geração e circulação de conhecimento. E isso, ainda de acordo com o advogado, implica em contínuo contato com conceitos, pressupõe comprometimento e envolvimento e requer constante possibilidade de reflexão. "Essas facetas implicam lidar com aspectos que permeiam as relações entre humanas – empatia, simpatia, confiança, respeito, crenças e valores", completa Hélio.

Lembrando seu próprio exemplo, Hélio Vieira entende que uma boa formação universitária é necessária para quem pretende competir e se destacar positivamente no vasto mercado de trabalho. "Só teremos bons resultados se a sociedade entender qual o papel de cada um, o que exigir, o que cobrar e como ajudar", reitera.

Hélio Vieira concorda que para se alcançar esse nível de melhoria na educação é necessário maiores investimentos no ensino superior. "Entretanto, é preciso superar os problemas da educação na sua base, inclusive para garantir qualidade também na formação superior. Estamos vivenciando os educadores angustiados, desprestigiados, sem auto-estima, por falta de instrumentos adequados, falta de políticas educacionais", conclui o advogado.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)