Sexta-feira, 8 de junho de 2012 - 11h22
O termo tem o objetivo de garantir a verificação metrológica dos instrumentos que estão em uso público. Segundo o presidente do Ipem, Osni Ortiz, existe um desvio de leitura em cerca de 28% dos aparelhos. “Isso pode levar a um diagnóstico errado, por isso é importante que haja em todo o Estado um controle desses aparelhos”.
Os aparelhos de esfigmomanômetros exercem um papel relevante em diagnósticos iniciais de várias patologias, sendo amplamente utilizados em consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde e até em residências para verificar a pressão arterial.
Existem dois tipos de esfigmomanômetros: digital e mecânico. A verificação dos aparelhos são regulamentadas por portarias do Inmetro. As balanças de precisão e manipulação são utilizadas para composição de medicamentos. A verificação periódica das balanças em farmácias de manipulação serve para garantir a quantidade exata do produto e sua massa real, evitando assim dosagem errada.
Segundo o presidente da Agevisa, Belgrano Cavalcanti esse termo fortalece o trabalho das duas instituições. “Estamos fortalecidos com essa parceria e vamos trabalhar firme para garantir a segurança das pessoas que utilizam esses instrumentos. Uma aferição errada ou uma balança de precisão desregulada pode causar sérios problemas”, disse Cavalcanti.
“Essa é uma ação que tem um valor financeiro baixo, mas é um grande investimento social, principalmente na saúde da população de Rondônia”, finalizou Ortiz.
O termo tem a duração inicial de um ano e um cronograma será elaborado para dar início às ações.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia
A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia
O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)