Quarta-feira, 25 de agosto de 2010 - 10h08
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) esteve reunido em Porto Velho com representantes de Rondônia dos ex-soldados especializados da aeronáutica. A classe luta pelo reconhecimento de seus direitos e reintegração aos seus postos de trabalho, após terem sido demitidos, apesar de aprovação em concurso público nacional.
Em Rondônia cerca de mil ex-soldados buscam reaver seus direitos junto à aeronáutica. Em âmbito nacional o número chega a 12 mil ex-integrantes da Força Aérea Brasileira.
Os soldados ingressaram no serviço aéreo nacional no ano de 1994 e foram licenciados do serviço no ano de 2001. Esse contingente é formado por profissionais qualificados em vários cargos e foram colocados na inatividade, mesmo com a aeronáutica tendo carência desses profissionais e o edital do concurso público considerar o cargo de soldados especialista fundamental para as forças armadas, e imprescindível para a soberania nacional.
Com Jesualdo, os ex-soldados buscaram apoio da Assembléia Legislativa do Estado para a causa. Um Decreto Legislativo está tramitando no Congresso Federal prevendo o retorno dos servidores, a intenção é que os parlamentares rondonienses mobilizem seus membros partidários na Câmara e no Senado Federal para votarem a favor da matéria.
Os integrantes da ANESE–RO (Associação Nacional do Ex-Soldados Especializados) estarão no próximo dia 29 de agosto em Brasília para uma mobilização nacional e para acompanhar a votação da matéria no Congresso e esperam contar contam com o apoio do Legislativo Rondoniense.
Jesualdo se mostrou solidário a causa e se comprometeu a manter reunião com a bancada federal de Rondônia, com a intenção de sensibilizar os demais parlamentares em prol da reintegração da classe.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)